Brasil Indústria: saúde, inovação e educação

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Confira os destaques em inovação, economia e educação! 

As Escolas SESI-MS começam a recepcionar seus alunos para mais um ano letivo.. Nesta quinta-feira (27), a volta às aulas foi marcada por uma recepção calorosa e cheia de afeto entre estudantes e professores. Tudo isso sem descuidar dos protocolos de biossegurança, para manter o coronavírus bem longe das escolas. Ao todo, mais de 3 mil alunos da Educação Infantil ao Novo Ensino Médio retomam as atividades de maneira 100% presencial. Saiba mais! 

A Gerência Sindical (Gesin) da FIEG lançou cartilha orientativa às indústrias goianas com medidas que precisam ser observadas para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho. A cartilha traz, de forma didática, as mudanças promovidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU). Dentre as principais alterações, estão modificações nos protocolos de casos confirmados e suspeitos e redução do tempo de afastamento do trabalhador positivado para a doença. Veja a matéria!

Com o objetivo de ampliar compra e venda de produtos e serviços entre fornecedores maranhenses e grandes empreendimentos instalados e em instalação no Maranhão, a FIEMA, em uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), realizou uma rodada de negócios com a participação de empresas locais e as indústrias Eneva, Ambev, Psiu e Mineração Aurizona. A iniciativa tem a parceria da Secretaria da Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e visa aproximar empresas compradoras e empresas fornecedoras locais, promovendo interação, networking e principalmente, novos negócios. Confira! 

Na FIEMA, empresários participam de rodada de negócios com Toyo Setal, Ambev, Psiu e Mineração Aurizona.

“O Estágio tá on” é o programa ideal para quem está em busca de oportunidades, deseja desenvolver habilidades e trilhar uma carreira de sucesso. Além de integrar os estudantes às empresas por meio do estágio, neste ano, o IEL-MS vai capacitar gratuitamente os estagiários nas temáticas de educação financeira, trabalho em equipe e postura profissional. Para os interessados que atendem ao perfil, basta acessar o link e fazer a inscrição.

Com 10 anos de história no rendimento esportivo, a natação do SESI-SP começa a temporada 2022 com elenco renovado e rejuvenescido. A equipe principal conta com 13 nadadores, sendo três contratos renovados, seis atletas oriundos da base do SESI-SP e quatro novos integrantes vindos de outros clubes para completar o time da indústria paulista. O grupo já começou os treinos no Complexo Esportivo do Centro de Atividades do Sesi São Bernardo “Balneário Etiene Pires de Medeiros”.

A estratégia pensada pelo técnico da equipe principal, Fernando Vanzella, é a formação de um grupo de trabalho bem produtivo com perspectiva de médio a longo prazo, visando os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028.


“A estratégia de estruturação da equipe foi montada com base nessa renovação e com a possibilidade de grupos de trabalhos similares para que eles possam se ajudar durante o treinamento. Além disso nosso objetivo é ter esses atletas para ajudar na natação nacional e para ter a oportunidade de desenvolvê-los para seleções e usá-los na formação esportiva por meio da Pedagogia do Exemplo”, destacou o técnico do Sesi-SP.


O SENAI-PE recebeu, nesta semana, as Seletivas Nacionais para a 46ª WorldSkills das ocupações de Gestão de Sistemas de Redes TI (#14) e Redes de Cabeamento Estruturado (#02). A abertura do evento ocorreu na Casa da Indústria, e contou com a presença do coordenador técnico nacional da Olimpíada do Conhecimento, José Luis Leitão, e da diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, além de competidores e avaliadores. As provas foram realizadas entre os dias 25 e 28 de janeiro, na escola técnica SENAI Santo Amaro, localizada no Recife.

Ao todo, nove alunos olímpicos do país participaram da competição, que definiu mais dois nomes que estarão na delegação brasileira que seguirá para Xangai, no próximo mês de outubro. “A missão de vocês, competidores, é chegar lá, honrar esse legado, e construir o caminho para os próximos que virão. Nós acreditamos que não há limites para a transformação que a educação pode proporcionar e, mais importante, nós acreditamos em vocês”, afirmou Camila Barreto.

SENAI-PE recebe Seletivas Nacionais para a 46ª WorldSkills

Contemplado pelo Prêmio Firjan Ambiental 2021 na Categoria Águas e Efluentes, o Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário já ampliou o projeto de reúso de água nas áreas do Condomínio e do Clube Aretê, em Búzios, na Região dos Lagos. A experiência positiva fez o empreendimento ir além: usada inicialmente no campo de golfe, a água serve agora também para a irrigação paisagística de outras áreas, assim como para recuperação florestal.

Após registrar três recuos consecutivos, a economia de Santa Catarina voltou a crescer em novembro de 2021. O Índice de Atividade Econômica (IBC) do Banco Central, que é considerado uma prévia do PIB, teve avanço de 1,7% em relação a outubro na série livre dos efeitos sazonais. De acordo com análise do Observatório FIESC, foi o maior resultado entre os estados brasileiros. No país, o crescimento foi de 0,7% no mesmo período.

No acumulado de 2021, o estado registrou expansão de 6,3%, superior à média nacional de 4,6%. A taxa de crescimento da atividade econômica catarinense em 2021 (janeiro-novembro) foi a terceira maior do país, atrás apenas do Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Relacionadas

Leia mais

IEL completa 53 anos! Veja o que o instituto fez nas últimas cinco décadas
Programa de Imersões da CNI com inscrições abertas!
Preparados? O Global Innovation Awards vai começar!

Comentários