10 respiradores hospitalares, consertados pelo SENAI, voltam a Macapá

Operação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com as Forças Armadas levou, de volta ao Amapá, respiradores hospitalares para ajudar a salvar vidas. Quase 200 aparelhos já foram devolvidos em todo o país

Equipamentos foram consertados pelo SENAI/MG e chegaram a Macapá em voo, da FAB

O voo saiu de Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (17) rumo a Macapá. Os 10 respiradores hospitalares embarcados na capital mineira foram consertados pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), do SENAI/MG. Toda a operação faz parte do esforço do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), das Forças Armadas e empresas para ajudar no combate ao coronavírus em todo o país.

Com o remanejamento da malha aérea brasileira, durante algumas semanas, Macapá está recebendo apenas um voo comercial semanal, às quintas-feiras, na linha Brasília/Macapá, Macapá/Brasília. Além disso, a capital do Amapá não tem ligação terrestre com nenhuma outra capital brasileira. Com a dificuldade de logística, o SENAI, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas estão trabalhando para transportar os equipamentos que podem salvar vidas no estado.

“O SENAI possui hoje a maior rede de apoio à inovação e ao aumento de produtividade na indústria, que está sendo colocada à disposição de toda sociedade brasileira neste momento em que o Brasil e o mundo enfrentam um grave problema”, explica o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Além dos 10 respiradores o sistema de saúde do Amapá recebeu outras doações de materias e equipamentos usados no combate ao cornoavírus, O SENAI/BA e o SENAI/CE eviaram 2.000 máscaras, 100 aventais, 1.000 protetores faciais, além de 5 impressoras 3D, para a produção de máscaras do tipo "face shield".  

Força-tarefa para conserto de respiradores

Até agora, o SENAI recebeu 1.291 ventiladores pulmonares. Ao todo, 201 já foram devolvidos. Cerca de 655 já estão em manutenção, 151 em calibração e 195 em triagem. O esforço faz parte de uma rede voluntária articulada pelo SENAI com grandes indústrias e instituições, criada para consertar ventiladores pulmonares que estão sem uso em todo o país.

A Iniciativa + Manutenção de Respiradores, com pontos de manutenção gratuita em 19 estados, tem a participação de unidades do SENAI e dos parceiros ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes- Benz do Brasil, Moto Honda, Renault, Scania, Toyota e Vale.

A ação conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). Além de realizar a manutenção, o SENAI treinou os funcionários dos parceiros.

Os hospitais que possuem respiradores parados podem solicitar o serviço no SENAI e a instituição ajuda interessados a encontrar os endereços dos pontos de manutenção. Para os locais onde não há pontos de reparo, há a possibilidade de enviar os equipamentos a pontos de reparo. 

*reportagem atualizada em 18/04/2020

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Minuto da Indústria - As ações do Sistema Indústria no combate ao coronavírus
A mobilização do SENAI do Amapá para salvar vidas
VÍDEO: A indústria contra o coronavírus - case SENAI Amapá

Comentários