Rumo ao Festival: confira o calendário de competições classificatórias da robótica

Disputa nacional ocorre em Brasília, em março. Ainda tem regionais com inscrições abertas, então anota na agenda e não perca as novidades das quatro modalidades de competição

É preciso ficar atento aos prazos para inscrições e às disputas regionais classificatórias, que já estão rolando

O Festival SESI de Robótica está logo ali... Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de março em Brasília. Engenharia, programação, projetos sociais e muita emoção reúnem, anualmente, estudantes de todo o Brasil.  

Apesar da temporada 2022/2023 ter sido lançada em agosto do ano passado, com a virada do ano e a proximidade do torneio nacional, o calendário fica mais animado. É preciso ficar atento aos prazos para inscrições e às disputas regionais classificatórias, que já estão rolando.  

Lembrando que, nesta edição, teremos a estreia de uma nova modalidade, a FIRST Robotics Competition (FRC), com alunos de outros países. A FIRST LEGO League Challenge (FLL), a FIRST Tech Challenge (FTC) e o F1 in Schools completam o fantástico mundo da robótica. 

💡 FLL 

Os regionais da FLL estão a todo vapor! A categoria, que desafia alunos a projetar robôs com peças da LEGO, cumprir missões e buscar soluções para problemas reais da sociedade, já teve os regionais realizados em nove estados com a participação de cerca de 2,3 mil jovens de 333 equipes, dessas, 49 equipes já garantiram vaga para o nacional. No mês de fevereiro, mais nove eventos classificatórios vão acontecer. Haja coração!  

via GIPHY

Se liga nas datas: 

  • 4 e 5 de fevereiro: Maranhão e Pernambuco 
  • 9 e 10 de fevereiro: Pará 
  • 10 e 11 de fevereiro: Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Norte 
  • 11 e 12 de fevereiro: Minas Gerais 
  • 16 e 17 de fevereiro: Santa Catarina
  • 25 e 26 de fevereiro: São Paulo 

Confira também as equipes já classificadas

🕹️ FTC 

A categoria da FTC, em que alunos do ensino médio utilizam peças reutilizáveis para construir robôs de até 19 kg capazes de realizar tarefas, não tem etapa regional. As equipes têm até 20 de janeiro para realizar a inscrição no sistema. No final do mês de janeiro, 50 equipes vão ser anunciadas pelo SESI para participar do festival. Fique atento! 

🤖 FRC 

Pela primeira vez, a FRC, que desafia os jovens a construírem robôs de tamanho industrial, vai realizar um regional no país - é Brasil no calendário oficial da elite da robótica! As inscrições foram realizadas no ano passado pelo site oficial da FIRST. Veja a lista das equipes que vão participar.  

via GIPHY

O desafio da temporada deste ano foi lançado no último sábado (7). Ainda não viu? Confira agora! Os competidores vão se reunir em Brasília no Festival SESI de Robótica.  

🏁 F1 in Schools 

O SESI realiza a competição de F1 in Schools para estudantes da própria rede. Nessa categoria, os competidores devem criar empresas para disputar em uma pista de corrida em miniatura. As inscrições estão abertas até 16 de janeiro e, após esse processo, 50 equipes serão anunciadas para participar do Festival SESI de Robótica. 

Relacionadas

Leia mais

Vaga no nacional! Confira as equipes classificadas para o Festival SESI de Robótica
“Google, pesquisar”: robotiquers dão dicas de como fazer uma boa pesquisa
A meca da FRC: como o Vale do Paraíba consolidou a elite da robótica nas escolas públicas

Comentários