O que rolou no mundial de robótica de Houston? Confira os melhores momentos!

Entre os dias 20 e 23 de abril, ocorreu o FIRST Championship. Quatro equipes brasileiras estavam na competição, que reuniu mais de 30 mil pessoas

O mundial de robótica FIRST Championship, que ocorreu em Houston, nos Estados Unidos, entre 20 e 23 de abril, chegou ao fim com a sensação de missão cumprida 🙌🏽 (para competidores, técnicos, voluntários e toda a torcida brasileira)!

Foram mais de 770 times de 43 países; e o Brasil marcou presença com quatro equipes: SESI CLP, de Campo Limpo Paulista (SP); Atombot, do SESI de São João Del Rei (MG); Geartech Canaã, do SESI de Goiânia (GO); e Under Control, do Marista de Novo Hamburgo (RS).

Separamos os melhores cliques de cada modalidade para mostrar que o torneio é sobre robôs, inovação, colaboração, competição amigável e muita diversão! 🤖

FIRST LEGO League Challenge (FLL)

As equipes de FLL são formadas por dois a 10 alunos com idade entre 9 e 16 anos, supervisionadas por dois adultos, que constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete. Eles também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada. Neste ano, o tema é Cargo Connect, relacionado com transporte e logística.

No mundial, competiram 108 equipes, sendo os times brasileiros o SESI CLP (SP) e a Atombot (MG).

FIRST Tech Challenge (FTC)

A FIRST Tech Challenge (FTC) é a competição para alunos do ensino médio, que devem projetar, programar e construir robôs com diferentes materiais para que eles cumpram tarefas em uma arena de maneira tele operada e autônoma, por meio de programação. Os robôs, que são maiores que os da FLL e chegam a pesar 19 kg, realizam as disputas na arena em aliança – duas equipes contra duas. Cada time é formado por até 15 participantes.

Em Houston, participaram 160 times, um brasileiro: a Geartech Canaã (GO).

FIRST Robotics Competition (FRC)

Também voltada para estudantes do ensino médio, a FIRST Robotics Competition (FRC) é a modalidade mais avançada das competições de robótica da FIRST. Nela, os robôs são de porte industrial, pesam até 55 kg e chegam a 1,5 metro de altura.

As equipes, formadas por mais de 10 alunos, têm seis semanas para construir o robô para que ele cumpra as atividades na arena, como arremessar discos, pegar bolas, mover caixas. As partidas também ocorrem no formato de aliança, mas envolvendo três times.

No mundial da FIRST, foram cerca de 450 equipes de FRC, e a Under Control (RS) foi a única representante brasileira.

Cobertura completa do mundial de robótica:

Os robotiquers estão nas redes📲   

Acompanhe as novidades da robótica aqui na Agência de Notícias da Indústria e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Twitter.  

Relacionadas

Leia mais

Houston, we have a championship: o mundial de robótica começou
Brasil em Houston: quatro equipes brasileiras participam do FIRST Championship
Estudantes brasileiros competem em mundial de robótica em Houston

Comentários