Infográfico: conheça tudo sobre as competições de robótica do FTC e FRC!

O universo da robótica é gigante. Por isso, entender todas as competições de FLL, FTC, FRC e F1 in Schools não é tarefa fácil. Vem conferir de forma descomplicada:

As competições de robótica são marcadas por muita emoção, trabalho em equipe, técnica, profissionalismo e diversão

Agora que você já sabe como funcionam as competições de robótica das categorias FIRST Lego League Challenge (FLL) e do F1 in Schools. Vamos falar sobre as duas outras categorias muito fortes no mundo dos robôs! 

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Festival SESI de Robótica é um evento feito, em parceria com a FIRST, para o desenvolvimento de jovens entre 6 a 18 anos. Com diferentes modalidades, o evento conta com palestras, oficinas e muita diversão. Confira a programação completa no site do Torneio SESI de Robótica!  

Agora, vem conhecer tudo sobre duas categorias com robôs gigantes e autônomos!   

O poder das alianças!  

O FTC e o FRC são modalidades da robótica que formam alianças entre as equipes. As competições acontecem com duas alianças: uma vermelha e outra azul.

No FTC! Competem duas alianças com duas equipes. Em torneios com 21 equipes ou mais, as alianças são compostas por três equipes, MAS apenas duas dessas equipes competem durante cada partida.   

Depois das 6 partidas iniciais, as 4 melhores equipes ranqueadas escolhem/convidam equipes para formação das alianças definitivas para partidas eliminatórias.   

No FRC! Na fase qualificatória, são formadas alianças aleatórias e cada equipe joga entre 8 e 10 partidas em alianças diferentes.  

Ao fim dessa fase, as oito primeiras equipes do ranking podem escolher outras duas equipes para formar uma aliança definitiva, que disputará a fase eliminatória - os playoffs, que vão desde as quartas-de-final até as finais.  

No FRC e FTC, as equipes se dividem em alianças - azul e vermelho

CONHEÇA O RANKING POINT!  

Uma vitória rende 2 rankings points. O empate vale 1 ranking point. Esses pontos são o que mudam o ranqueamento no placar final.   


Quanto tempo dura uma partida? Nas duas categorias (FTC e FRC) os rounds duram 2 minutos e 30 segundos.  


Gracious Professionalism!  

Um dos requisitos mais importantes das competições de robótica é o Gracious Profissionalism - fazer um bom trabalho e tratar os outros com respeito e gentileza. Em todas as categorias esse requisito é avaliado.   

Relacionadas

Leia mais

Brasília vai receber o maior Festival de Robótica do país! ⚡
Nacional à vista: equipes de robótica de SP se classificam para o festival
Vem aí o novo prêmio da robótica!

Comentários