
A grande espera para o Festival SESI de Educação está chegando ao fim...faltam apenas 20 dias para o evento e não poderíamos deixar mostrar tudo que vai rolar no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) entre os dias 11 e 15 de março, em Brasília.
Antes de tudo, vamos falar do transporte. Se você vai de carro para levar toda a família para aproveitar o festival, o estacionamento estará com acesso LIBERADO! Não tem veículo próprio ou não está a fim de pegar trânsito? O festival contará com transporte GRATUITO saindo do SESI Lab, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, não tem erro. Dá uma olhadinha nos horários, já deixa anotado, tira um print, para não ter desculpa e ficar de fora do maior Festival de Robótica do Brasil! 🎉
📍SESI Lab ➡️ CICB
- 11/03 ➜ 12h00
- 11/03 ➜ 13h00
- 11/03 ➜ 14h00
- 12/03 ➜ 7h30
- 12/03 ➜ 8h30
- 13/03 ➜ Das 9h00 às 15h00 (saída a cada 1h)
- 14/03 ➜ Das 9h00 às 15h00 (saída a cada 1h)
- 15/03 ➜ Das 9h00 às 15h00 (saída a cada 1h)
📍CICB ➡️ SESI Lab
- 11/03 ➜ A partir de 18h30
- 12/03 ➜ A partir de 12h30
- 13/03 ➜ Das 11h00 às 19h00 (saída a cada 1h)
- 14/03 ➜ Das 11h00 às 19h00 (saída a cada 1h)
- 15/03 ➜ Das 11h00 às 18h00 (saída a cada 1h)
1- Manual básico para não ficar perdido na robótica
Se está indo pela primeira vez em um torneio de robótica SESI, provavelmente, vai se sentir um pouco confuso chegando lá. As siglas FLLC, FTC, FRC e F1, decora aí, vão estar por toda parte. Por isso, preparamos esse resuminho de sobrevivência de todas as modalidades. Lembrando, cada uma tem um desafio, vamos deixar em destaque também para você entender o que vai rolar nas arenas.
FIRST® LEGO League Challenge (FLLC): nessa primeira modalidade, alunos de 9 a 15 anos, constroem robôs com peças LEGO e devem cumprir uma série de atividades para somar o máximo de pontos nos rounds. Eles também têm a missão de criar um projeto de inovação, mas isso aí eu te explico depois.️
FIRST® Tech Challenge (FTC): continuando...na FTC, os estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis. Além disso, eles devem produzir um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs.
FIRST® Robotics Competition (FRC): aqui os robôs são bem maiores. Alunos do ensino médio constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55kg e têm mais de 1,5 metro de altura.
F1 in Schools: não só de robôs vive esse torneio. Nessa modalidade, diferente das anteriores, as equipes constroem um carro em miniatura, são réplicas dos carros oficiais de corrida, que podem chegar a 80km/h em uma pista de 24 metros.
Não deu tempo de ficar por dentro de tudo? Ou está indo para o festival de última hora. Calma, ainda há salvação. Isso porque os narradores explicarão as regras do jogo antes dos rounds. 😉
2- Um pouquinho do SESI Lab no Festival 🎨
Além das competições, você não pode deixar de conhecer um pouquinho do universo SESI LAB, não sabe do que estamos falando, temos uma página especial sobre esse museu 100% interativo e você vai ter a oportunidade de participar dessa experiência única no festival. Confira o que te espera por lá:
Indo para uma experiência mais eletrizante, aqui você pode descobrir como alguns materiais e o nosso próprio corpo conduz a corrente elétrica. Os visitantes podem se sentar sozinhos ou com quantas pessoas caberem no banco. Quando o circuito elétrico é fechado por uma pessoa colocando uma mão em cada braço, ou várias pessoas de mãos dadas, o alto-falante debaixo do banco começará a tocar música. Ficou confuso? Então não deixa de dar uma passadinha no banco musical... 😉
Se você gosta de trabalhar em equipe, esse aparato é perfeito para você. A dinâmica consiste em mover os pinos de um buraco no mapa para outro. Quatro pinos são colocados no tabuleiro de jogo. Os visitantes devem puxar as cordas presas a um ímã de guindaste para mover os pinos para um novo destino. E aí? Preparado para esse desafio?
Quais cores compõem a luz branca? Nesse aparato você vai descobrir! Ao ficar entre as fontes de luz e a parede, eles bloqueiam a luz e criam sombras que mudam as combinações de cores. Se você ficar perto da parede vai poder criar sombras coloridas de azul, vermelho, verde, ciano, magenta, amarelo ou preto e branco.
Aqui você vai conseguir ouvir ondas sonoras enquanto morde uma haste de metal coberta por um canudo. Ah, não pode esquecer de tapar as orelhas. Essa haste é conectada a um transdutor de áudio escondido no aparato. As ondas viajam pela haste e depois pelos dentes, ossos, até chegar nas orelhas. Os sons naturais do Cerrado estão em loop em um repetidor de áudio e esse áudio é produzido pelo artista brasileiro Eufrasio Prates.
Você também vai ter a oportunidade de prestigiar “Poiesis”, a obra inédita estreante na 1ª edição do SESI Lab Itinerante traz a experimentação do movimento mecânico na construção de breves narrativas poéticas. No trabalho, além do uso de madeiras, o artista incluiu peças em alumínio usinadas em torno mecânico, um resgate às memórias como trabalhador dessas máquinas cheias de possibilidades.
Como o som é formado? Quais processos ocorrem para que possamos ouvir? Essa atividade tem como objetivo explorar a natureza do som e as diversas formas de percebê-lo. Por meio de experimentações, é possível observar a relação entre os fenômenos sonoros e as vibrações, ressignificando a ideia do som por meio das percepções dos participantes ao trazer noções da física e da música, abrindo espaço para explorar a criatividade e a experimentação.
3- Educação em foco: SESI promove seminário com especialistas
Além de se divertir com as competições de robótica, você também poderá acompanhar o Seminário Internacional de Educação. Na tarde do dia 11 e na manhã do dia 12 de março, especialistas vão abordar pautas sobre educação integral no Seminário Internacional SESI de Educação.
O evento, promovido em parceria com a Fundação Roberto Marinho, discutirá caminhos para uma educação mais inclusiva, cidadã e adaptada às necessidades de cada indivíduo, considerando as diversas dimensões da vida e do aprendizado.
4- Projetos de pesquisa inovadores
Lembra da FLLC? Então, além de criarem os robôs para as competições, a equipe fica responsável por idealizar e criar um Projeto de Inovação. Basicamente, esse projeto é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada: os oceanos.
Também temos um material sobre o Projeto de Inovação. Sim, pensamos em tudo para te ajudar...
Os projetos ficam expostos nos pits das equipes de FLLC. Os estudantes que, geralmente estão fantasiados (uma fofura🤗), explicam os projetos, dão lembrancinhas de seus estados. Vale a pena conferir!
5- Conexão, troca e muito diversão
Participou do Seminário de Educação, conheceu um pouco do SESI Lab, se encantou com os projetos de inovação e vibrou nos rounds para lá de eletrizantes? Pronto, experiência robotiquer concluída com sucesso! Ah, quase esqueci, se você foi ao festival e saiu de lá sem nem um botton, volte uma casa. A regra é clara: para ser um robotiquer tem que trocar bottons. Anota isso aí também!
Não é só uma troca de bottons, é a oportunidade de conhecer equipes de todo o Brasil, fazer amizades, conhecer mais sobre a robótica e levar um pedacinho dos estados de recordação. Então troque bottons!
E não esqueça, para não perder nenhuma novidade, acompanhe a Agência de Notícias da Indústria e as redes sociais da robótica! 😊