Brasil classifica 5 equipes para o Mundial STEM Racing 2025 em Singapura

Cinco times brasileiros disputarão, entre 27 de setembro e 2 de outubro, a 20ª edição do torneio internacional que reúne mais de 80 equipes de 30 países.

Equipes brasileiras participarão da 20ª edição do mundial STEM Racing, em Singapura. Foto: Cristiano Eduardo / SESI

De 27 de setembro a 2 de outubro, Singapura será palco da 20ª edição do mundial STEM Racing, a maior competição de réplica de carros em miniatura de Fórmula 1. O evento reunirá 83 equipes de mais de 30 países na Ilha de Sentosa, em paralelo ao Grande Prêmio de Fórmula 1 de Singapura. Os estudantes serão desafiados a projetar, construir e correr com réplicas em escala, unindo engenharia, inovação e velocidade.

Nesta edição, cinco equipes brasileiras representarão o país na competição:

  • Alpha Scuderia, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Criciúma (SC);
  • Team Hyoku, do SESI Eurico de Aguiar Salles (ES);
  • Team Gear One, do SESI SENAI Civit (ES);
  • Sirius Scuderia, do Instituto Federal do Paraná (PR); e
  • Team Synergy, da FourC Bilingual Academy (SP).

A expectativa é de que o Mundial STEM Racing 2025 reúna mais de 900 participantes. As vagas das equipes brasileiras foram garantidas pela boa colocação no ranking da categoria STEM Racing durante o Festival SESI de Educação 2025, em Brasília (DF).

O técnico da Gear One Carlos Raphael Ferreira faz parte da equipe desde a criação da escuderia, em 2019. Após anos de dedicação, ele ressalta a importância do trabalho em equipe como um dos principais fatores que contribuíram para a conquista da primeira classificação do time para o mundial.

“Era algo que buscávamos há muito tempo. Dessa vez, garantimos essa vaga e faremos história na etapa mundial”, declara Raphael​​.

Na etapa internacional, assim como nas fases classificatórias, os competidores serão avaliados tanto pela performance nas corridas, utilizando réplicas em miniatura de carros projetados, fabricados e desenvolvidos pelos estudantes, bem como pela qualidade no gerenciamento de projetos, empreendedorismo e comunicação. 

Após as competições, os alunos terão a oportunidade de conhecer os bastidores dos boxes e vivenciar de perto a final do Grande Prêmio de Singapura. 

Histórico brasileiro na competição 

Na última edição do mundial, realizado em Dammam, na Arábia Saudita, as equipes brasileiras se destacaram na competição e conquistaram prêmios inéditos.     

A Pocadores Racing Team, do SESI Jardim da Penha (ES), conquistou duas premiações: o Desafio de Substituição da Asa Dianteira e o prêmio de Identidade Visual. Já a Alpha Scuderia, que reúne um histórico com três participações no mundial, garantiu o título de 2º carro mais veloz da última temporada, além de alcançar o 3º lugar no prêmio de Sustentabilidade. Na classificação geral, a equipe ficou na 7ª posição entre 55 times participantes, conquistando a melhor colocação brasileira na história da competição. 

Para o técnico da Alpha Scuderia Cleber Marinho, a sequência de classificações em mundiais, a quebra de recordes e premiações conquistadas representam apenas o reflexo da dedicação dos estudantes no trabalho realizado a cada nova temporada. 

“O sucesso da equipe é resultado do compromisso contínuo em inovar no nosso trabalho. Mesmo com as conquistas já alcançadas, mantemos nosso foco em evoluir cada vez mais, pois entendemos que o trabalho é um processo dinâmico que sempre pode ser aprimorado”, explica Cleber. 

O programa STEM Racing começou a ser implementado pela rede SESI em 2019. Nesse mesmo ano, a escuderia SevenSpeed, do SESI Reitor Calmon (BA), representou o Brasil no mundial de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Desde então, a cada ano, o número de times aumenta. A temporada 2024-2025 contou com 93 equipes.    

Saiba mais sobre o STEM Racing! 

O STEM Racing, antes conhecido como F1 in Schools, é uma competição de engenharia, design e empreendedorismo que desafia os estudantes a projetarem e construírem réplicas em miniatura de carros de Fórmula 1, capazes de atingir até 80km/h em uma pista de 24 metros.  

Nessa modalidade, os competidores também atuam nas áreas de marketing, patrocínio, plano de negócios, estratégias para mídias sociais e desenvolvimento de projetos sociais. 

Para continuar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando a Agência de Notícias da Indústria e as nossas redes sociais! ☺️

Relacionadas

Leia mais

🏁 F1 in Schools agora é STEM Racing
Equipe do SESI quebra recordes em mundial de F1 in Schools
STEM Racing: equipe do SESI-MS vence torneio internacional nos Emirados Árabes 🏎️

Comentários