De 27 de setembro a 2 de outubro, Singapura será palco da 20ª edição do mundial STEM Racing, a maior competição de réplica de carros em miniatura de Fórmula 1. O evento reunirá 83 equipes de mais de 30 países na Ilha de Sentosa, em paralelo ao Grande Prêmio de Fórmula 1 de Singapura. Os estudantes serão desafiados a projetar, construir e correr com réplicas em escala, unindo engenharia, inovação e velocidade.
Nesta edição, cinco equipes brasileiras representarão o país na competição:
- Alpha Scuderia, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Criciúma (SC);
- Team Hyoku, do SESI Eurico de Aguiar Salles (ES);
- Team Gear One, do SESI SENAI Civit (ES);
- Sirius Scuderia, do Instituto Federal do Paraná (PR); e
- Team Synergy, da FourC Bilingual Academy (SP).
A expectativa é de que o Mundial STEM Racing 2025 reúna mais de 900 participantes. As vagas das equipes brasileiras foram garantidas pela boa colocação no ranking da categoria STEM Racing durante o Festival SESI de Educação 2025, em Brasília (DF).
O técnico da Gear One Carlos Raphael Ferreira faz parte da equipe desde a criação da escuderia, em 2019. Após anos de dedicação, ele ressalta a importância do trabalho em equipe como um dos principais fatores que contribuíram para a conquista da primeira classificação do time para o mundial.
“Era algo que buscávamos há muito tempo. Dessa vez, garantimos essa vaga e faremos história na etapa mundial”, declara Raphael.
Na etapa internacional, assim como nas fases classificatórias, os competidores serão avaliados tanto pela performance nas corridas, utilizando réplicas em miniatura de carros projetados, fabricados e desenvolvidos pelos estudantes, bem como pela qualidade no gerenciamento de projetos, empreendedorismo e comunicação.
Após as competições, os alunos terão a oportunidade de conhecer os bastidores dos boxes e vivenciar de perto a final do Grande Prêmio de Singapura.
Histórico brasileiro na competição
Na última edição do mundial, realizado em Dammam, na Arábia Saudita, as equipes brasileiras se destacaram na competição e conquistaram prêmios inéditos.
A Pocadores Racing Team, do SESI Jardim da Penha (ES), conquistou duas premiações: o Desafio de Substituição da Asa Dianteira e o prêmio de Identidade Visual. Já a Alpha Scuderia, que reúne um histórico com três participações no mundial, garantiu o título de 2º carro mais veloz da última temporada, além de alcançar o 3º lugar no prêmio de Sustentabilidade. Na classificação geral, a equipe ficou na 7ª posição entre 55 times participantes, conquistando a melhor colocação brasileira na história da competição.
Para o técnico da Alpha Scuderia Cleber Marinho, a sequência de classificações em mundiais, a quebra de recordes e premiações conquistadas representam apenas o reflexo da dedicação dos estudantes no trabalho realizado a cada nova temporada.
“O sucesso da equipe é resultado do compromisso contínuo em inovar no nosso trabalho. Mesmo com as conquistas já alcançadas, mantemos nosso foco em evoluir cada vez mais, pois entendemos que o trabalho é um processo dinâmico que sempre pode ser aprimorado”, explica Cleber.
O programa STEM Racing começou a ser implementado pela rede SESI em 2019. Nesse mesmo ano, a escuderia SevenSpeed, do SESI Reitor Calmon (BA), representou o Brasil no mundial de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Desde então, a cada ano, o número de times aumenta. A temporada 2024-2025 contou com 93 equipes.
Saiba mais sobre o STEM Racing!
O STEM Racing, antes conhecido como F1 in Schools, é uma competição de engenharia, design e empreendedorismo que desafia os estudantes a projetarem e construírem réplicas em miniatura de carros de Fórmula 1, capazes de atingir até 80km/h em uma pista de 24 metros.
Nessa modalidade, os competidores também atuam nas áreas de marketing, patrocínio, plano de negócios, estratégias para mídias sociais e desenvolvimento de projetos sociais.
Para continuar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando a Agência de Notícias da Indústria e as nossas redes sociais! ☺️



