SESI promove 20ª edição da Ação Global no próximo sábado, 18 de maio

Evento deste ano terá foco nas mulheres e contará com palestras educativas, oficinas de artesanato e culinária, além de serviços de saúde, cidadania e lazer

O Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Rede Globo, realiza no próximo sábado (18), em todo o país, a 20ª edição da Ação Global. Neste ano, o evento, que oferece serviços gratuitos à população de baixa renda, terá como foco o público feminino. Entre as ações programadas estão palestras educativas, oficinas de artesanato e culinária, além de serviços de saúde, cidadania e lazer. A expectativa é que sejam realizados dois milhões de atendimentos nos 28 municípios onde ocorrerá. Ao todo, são mais de duas mil instituições e empresas parceiras e 30 mil voluntários envolvidos.

Embora o tema seja “Mulher”, a Ação Global deste ano continuará oferecendo serviços para homens e mulheres de todas as idades. Haverá consultas médicas em diversas especialidades como clínica geral, pediatria e oncologia. Terá ainda emissão de carteiras de identidade e trabalho, realização de casamentos comunitários, abertura de contas em banco e oferta de serviços de beleza, além de atividades lúdicas, esportivas e culturais, entre outras ações.

Para o público feminino há algumas novidades, como uma passeata contra a violência à mulher, realizada no Acre. Em Alagoas, as noivas que participarão do casamento comunitário terão um espaço para cuidados com a beleza, onde poderão usufruir de serviços de corte e escova de cabelo e maquiagem. Já em Goiás, as gestantes receberão doações de enxovais.

Os cuidados com a saúde da mulher também terão destaque na Ação Global. Em diversos municípios haverá avaliação e prevenção do câncer de mama e exames ginecológicos. Elas ainda receberão orientações sobre os cuidados com a saúde, a alimentação e o corpo e dicas profissionais.

MULHER – Ao longo de 18 anos, a Ação Global beneficiou mais de 17 milhões de pessoas e, pela primeira vez, foi definida uma temática para o evento. De acordo com o gerente-executivo de Qualidade de Vida do SESI, Sérgio Motta, as mulheres têm papel fundamental, sobretudo, para levar o tema da qualidade de vida tanto para o ambiente de trabalho quanto para as famílias. “O efeito multiplicador de um evento voltado para o público feminino é grande, já que são elas as grandes influenciadoras dentro dos lares”, destaca Motta. “Indiretamente, essa ação tem impacto na melhoria da qualidade de vida de milhões de trabalhadores, que mais felizes e saudáveis, produzem mais e melhor.”

A Ação Global foi criada em 1991 pelo SESI em Minas Gerais. Desde 1995, o evento é realizado anualmente nos 26 estados e no Distrito Federal. Em 2012 foram prestados cerca de 1,6 milhão atendimentos e 624 mil pessoas passaram pelos 31 locais em que a ação foi promovida.

LOCAIS - No site da Ação Global você encontra uma lista com todos os locais do evento. Confira!

Para conhecer a programação da Ação Global no seu município, entre em contato com o SESI do estado.

Relacionadas

Leia mais

Ação global ocorre dia 27 de maio com serviços gratuitos e foco em prevenção de saúde
Ação Global fecha o dia com mais de um milhão de atendimentos
Rondonópolis recebe Ação Global e faz homenagem à mulher

Comentários