O que é taxonomia sustentável e por que ela é tão importante pro país, pra transição energética e pra uma economia de baixo carbono? A taxonomia é, de forma muito simplificada, uma forma de avaliar se uma atividade/empresa é sustentável.
A verdade é que quando falamos de sustentabilidade não podemos confiar no achismo. Como forma de combater as mudanças climáticas e validar as ações sustentáveis, o Brasil está em uma caminhada para compor a sua própria taxonomia verde.
Mas quem vai nos explicar mais sobre o assunto são dois especialistas de meio ambiente: Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Guilherme Vinhas, advogado, escritor e especialista de sustentabilidade. Você confere esse bate-papo no novo episódio do Podcast Indústria de AaZ! Bora lá?
O que você vai encontrar:
- 00:00 - ABERTURA
- 01:10 - O que é taxonomia verde?
- 03:46 - Taxonomia mede a sustentabilidade?
- 04:53 - O Brasil tem taxonomia verde?
- 08:08 - Tem selo de sustentabilidade?
- 12:21 - Por que a taxonomia é importante?
- 14:44 - Onde encontrar mais informações
- 17:31 - O que são finanças sustentáveis?
- 19:07 - Por que precisamos falar de taxonomia verde?
- 20:30 - Glossário da taxonomia
- 21:23 - A relação com transição energética e ESG
- 23:40 - O papel da indústria para a taxonomia
- 24:20 - A relação com as tragédias ambientais
- 25:14 - ENCERRAMENTO
Como ajudar o Rio Grande do Sul?
O estado do Rio Grande do Sul enfrenta a pior enchente da sua história, que deixou centenas de pessoas desabrigadas e uma situação de calamidade pública. Como uma forma de apoiar as vítimas, a indústria brasileira está mobilizada para arrecadar recursos financeiros e donativos. Para saber como ajudar, acesse os canais da CNI.
Esse é o podcast Indústria de A a Z
O podcast Indústria de A a Z é uma produção da Agência de Notícias da Indústria que traz mensalmente os assuntos da indústria, sempre de um jeito fácil de entender.
Para acompanhar os próximos programas, é só inscrever o Indústria de A a Z no seu tocador de podcast preferido e ativar o sininho no YouTube da CNI. Ah, se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário. A sua sugestão pode ser o nosso próximo podcast!