Indústria debate riscos no abastecimento de água em 2015 e políticas de emissão de gases de efeito estufa

O risco de escassez de água será tema de debate nesta terça-feira, 2 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte

O risco de escassez de água será tema de debate nesta terça-feira, 2 de dezembro,  na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a FIEMG, o encontro do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMA) da Regional Sul-Sudeste, reunirá representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG) e da Universidade de São Paulo (USP).

A avaliação do setor produtivo é que 2015 será mais um ano difícil em relação ao abastecimento de água nos estados do Sudeste, com impactos na geração de energia e nas operações industriais de intenso uso da água. Além disso, especialistas debaterão as políticas estaduais sobre emissão de gases de efeito estufa (GEEs), com ênfase nas iniciativas de Minas Gerais e São Paulo. O painel sobre GEEs está marcado para as 9h, enquanto o debate sobre o risco hidrológico de 2015 acontecerá a partir das 14h.

O debate ocorrerá em meio à Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-20, que começou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, em Lima, no Peru, e se estenderá até o próximo dia 12. A indústria brasileira contará com uma missão de 30 empresários na COP, que participarão de encontros e discutirão propostas, a fim de colaborar com a posição do Brasil nas negociações voltadas para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Relacionadas

Leia mais

Indústria debate propostas para a Convenção da Biodiversidade na Coreia do Sul
Rede Sindical da Indústria debate modernização das leis do trabalho com 1,2 mil entidades e empresas do setor
A indústria no 8º Fórum Mundial da Água. Confira a cobertura completa

Comentários