Centro de atração de investimento de região alemã apresenta oportunidades a investidores brasileiros

Feira de Hannover terá a participação de 16 empresas lideradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Entre a década de 1990 e 2014, o volume de negócios na Turíngia cresceu em média 7,2% ao ano, sobretudo no setor automotivo

Cravada no centro da Alemanha, a região de Turíngia quer aproveitar o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2016, que será realizado em outubro, para atrair investimentos e parcerias brasileiras. Na manhã desta quarta-feira (27), representantes do centro de atração de investimento da região exibiram as vantagens e setores estratégicos de produção industrial à delegação empresarial brasileira na Feira de Hannover, composta por 16 empresas lideradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) , Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Desde a reunificação da Alemanha, em 1989, a Turíngia, localizada na parte oriental do país, se desenvolveu rapidamente. Entre a década de 1990 e 2014, o volume de negócios cresceu em média 7,2% ao ano, sobretudo no setor automotivo, que tem nada menos que 560 empresas baseadas na região e movimentou 7,7 bilhões de euros em 2013. Estão ali gigantes do setor, como a BMW - que nasceu lá antes de se transferir para a Bavária -, a General Motors e a Bosch.

A indústria de engenharia mecânica e automação, por sua vez, emprega 24 mil pessoas nas 700 empresas que operam na região, incluindo a fábrica de manutenção dos aviões da Lufthansa, em parceria com a Rolls Royce. O setor de energia e tecnologia ambiental também vem ganhando espaço e somam 366 empresas e 12 institutos de pesquisa e universidades atuando conjuntamente, sobretudo em eficiência energética.

Não somos tão famosos quanto outras regiões da Alemanha e queremos aproveitar o encontro para mostrar ao Brasil que temos muitas oportunidades para empresas que querem expandir a operação para a Europa", explicou Carine Cornez-Fliege, gerente de projetos para a América Latina do Departamento de Inventimentos e Negócios Internacionais da Turíngia. Hoje, 370 empresas estrangeiras mantêm plantas na região, mas apenas uma, a CSN, é brasileira.

Realizado anualmente, em países alternados, o encontro de negócios é o evento bilateral mais importante entre os países. Em 2016, o EEBA acontece em outubro, na cidade de Weimar. Em 2015, Joinville, em Santa Catarina, sediou a conferência.

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Empresários brasileiros participam de congresso mundial de mineração no Chile
Inova SENAI vai premiar produtos e soluções inovadoras
Brasil e Alemanha devem liderar conclusão do acordo Mercosul-UE, diz presidente da CNI

Comentários