Já desistiu de trocar de celular ou de comprar um perfume importado porque tava muito caro? Pois é, o preço do dólar afeta a vida de todo mundo, direta ou indiretamente. A volatilidade da moeda é ruim pra quem compra e também pra quem vende. E é por isso que em alguns casos o Banco Central intervém.
Foi o que aconteceu nesta semana, depois que a cotação do dólar ficou acima de R$ 5,00 o maior valor dos últimos seis meses.
O BC faz essa intervenção por meio do swap cambial, uma operação que corresponde a uma venda de dólares no mercado futuro. Neste contrato, a empresa ou investidor recebe do Banco Central o valor correspondente à variação cambial acumulada nesse período. O BC ganha o valor correspondente à rentabilidade acumulada pela taxa Selic nesse mesmo intervalo de tempo.
Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.