Reforma Tributária: uma espera de 30 anos que pode chegar ao fim (Episódio #81)

Nesse episódio, o podcast Economia em 60 segundos fala sobre a votação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados

Nessa próxima semana, a Câmara dos Deputados começa a votar a Reforma Tributária. Se você acompanhou as notícias sobre esse assunto nos últimos dias, deve ter percebido que há um alinhamento raro entre os astros para fazer a Reforma passar.   

Hoje, há um clima de consenso entre governo, setor privado e sociedade de que o Brasil precisa acabar com o caos do nosso sistema tributário. Dá pra dizer sem nenhum medo que dos muitos problemas que temos pra resolver no país, esse é um que tem efeitos transversais: todo mundo se prejudica.  

Ninguém sabe o quanto paga de imposto 

As empresas perdem tempo, eficiência, pagam mais caro (o imposto é acumulado na cadeia produtiva) e isso emperra a competitividade do país. Não fica claro para o consumidor o quanto do valor de um bem ou serviço é de imposto.

Uma reforma prioritária

A Reforma Tributária é o primeiro passo para modernizar a forma de cobrar impostos do país. Ela vai nos proporcionar transparência, simplificação, previsibilidade, segurança, desoneração do consumo, entre muitas outras vantagens. 

Saiba tudo sobre Reforma Tributária

A Agência de Notícias da Indústria preparou uma página especial para você acompanhar todas as notícias da indústria sobre a reforma. Você acessa o especial aqui

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

Por que os juros não caem? (Episódio #80)
#78 – Os empregos na indústria da construção vão crescer em 2023?
#77 – O que a política industrial tem a ver com economia? TUDO!

Comentários