Qual o potencial da economia criativa e o que tem a ver com transformação digital (Ep. #91)

No episódio dessa semana, falamos sobre o futuro do mercado de trabalho para designers, cineastas, músicos e muito mais.

Qual o potencial para a criatividade? Bom, no emprego, esse número chega a 1 milhão de vagas até 2030 para as áreas que trabalham diretamente com a criatividade. Designs, cineastas, músicos e tantas outras profissões fazem parte do grupo da economia criativa, mas não só.

A transformação digital deve levar a um boom nas profissões criativas. Quer um exemplo? A realidade aumentada pode ser usada em desfiles de moda. Já a blockchain, na certificação de originalidade de obras de arte.
 
Até 2030, um a cada quatro novos empregos serão no setor criativo, de acordo com levantamento do Observatório Nacional da Indústria. É um crescimento de 13,5% na área, comparado a só 4,2% nos demais setores da economia.

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

“Transformação digital é caminho para competitividade industrial”, diz CEO da Siemens
SESI Lab é palco de lançamento nacional de livros sobre economia da cultura e indústrias criativas
Cinco provas de que a robótica é feita por jovens criativos e inovadores

Comentários