Já aconteceu com você de precisar trocar de celular porque ele tava muito antigo e vários aplicativos já não funcionavam mais? Fica difícil manusear algum aparelho quando ele tá defasado ou já ultrapassou seu ciclo de vida ideal... É mais ou menos isso que tá acontecendo com o parque industrial brasileiro.
Veja outros temas: Energia renovável, Metrologia, Desmatamento, Inflação, Startup, Empreendedorismo, Faturamento, Resíduos Sólidos
É o que mostra uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre as máquinas e equipamentos industriais, que têm, em média, 14 anos, e 38% deles estão próximos ou já ultrapassaram a idade sinalizada pelo fabricante como ciclo de vida ideal.
Saiba mais: Parque industrial antigo: máquinas da indústria brasileira têm em média 14 anos
Problemas do maquinário antigo
A pesquisa reforça que máquinas mais antigas afetam a competitividade das indústrias e exigem maiores custos de manutenção e gerenciamento da vida útil dos equipamentos – uma vez que tendem a ter mais problemas e falhas nas operações. Além disso, quanto mais próxima uma máquina está de esgotar sua vida útil, mais dificuldades surgem nos processos, como a de conseguir peças compatíveis para manutenção.
Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.