BNDES: a importância dos bancos de desenvolvimento para economia (Ep. #131)

Episódio do Economia em 60 explica papel dos bancos de desenvolvimento no Brasil

No nosso dia a dia, ter conta no banco é essencial pra receber o salário, conseguir parcelar uma comprinha no crédito, guardar dinheiro ou investir. Mas o papel dos bancos vai muito além da nossa vida financeira. Eles são fundamentais na economia de um país, especialmente os bancos de desenvolvimento. 

No Brasil, o BNDES é o mais conhecido, com mais de 70 anos de história. Os bancos de desenvolvimento estaduais também não são jovens. Foram criados na década de 1940 pra dar uma forcinha nos pós-guerra. 

Hoje o BNDES é o principal agente financeiro da política industrial brasileira. Dos R$ 342,7 bilhões no Plano Mais Produção, que faz parte do programa Nova Indústria Brasil, R$ 251 bilhões vêm do banco de desenvolvimento. Escute o episódio desta semana para saber mais.

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

Para CNI e FIESP, recursos do BNDES devem ser direcionados a investimento
CNI, BNDES e MDIC discutem políticas industriais no Brasil e no mundo
Indústria defende retomada do financiamento à exportação de serviços pelo BNDES

Comentários