#56 – O que é economia de baixo carbono?

Nesta edição, o podcast Economia em 60 segundos explica o que é o mercado de carbono e qual seu papel no combate às mudanças climáticas

O mercado de crédito de carbono é o sistema de compensações de emissão de carbono ou equivalente de gás de efeito estufa. Ele acontece por meio da aquisição de créditos de carbono por empresas que não atingiram suas metas de redução de gases de efeito estufa (GEE), daqueles que reduziram as suas emissões.

Seu objetivo é estimular a inovação e a competitividade entre as empresas, sem aumentar da carga tributária, por meio do sistema cap and trade, que prevê o carbono como moeda de troca. 

Como funciona o mercado regulado de carbono?

O mercado de carbono funciona da seguinte maneira: cada empresa tem um limite para emitir gases que provocam o efeito estufa. Quem emite menos que o limite, fica com créditos que podem ser vendidos àqueles que extrapolaram seus limites. O crédito de carbono equivale a 1 tonelada de gás carbônico (ou outros gases) que deixou de ser emitida para a atmosfera.

Leia mais: Estudo da CNI traz experiências internacionais de mercado de carbono

Qual a importância de regulamentar o mercado de carbono? 

O principal benefício em se regular o mercado de carbono é que isso cria um cenário de segurança jurídica e aumenta a confiabilidade em relação às indústrias. As decisões das empresas precisam se basear em regras claras e quais os critérios de monitoramento e direção. Só assim elas conseguirão traçar qual a melhor estratégia para investir em tecnologia que reduza a emissão de gás carbônico e outros gases.

Leia mais: Entenda por que regular o mercado de carbono é melhor para o Brasil

Conheça o Indústria Verde 

Indústria Verde é um projeto que nasceu para mostrar que a indústria brasileira já é protagonista em soluções sustentáveis. São contribuições relevantes à agenda ambiental, com enorme potencial para liderar o processo em diversos setores.

A preocupação com o meio ambiente é de todos. Indústria, empresas e cidadãos. Na sua empresa, a transformação verde já começou? Venha fazer parte desta história.

Relacionadas

Leia mais

#55 – A sustentabilidade ganhou espaço nas empresas?
#54 - Expectativa da indústria para o governo Lula
#53 – Se a indústria brasileira encolher, a economia encolhe?

Comentários