São João o ano inteiro: pratos típicos são oportunidade de negócio

Instrutores do SENAI ensinam receitas e mostram boas práticas de fabricação, mise en place e finalização de pratos típicos do Nordeste em série de microcursos on-line e gratuitos

Aprenda a fazer os pratos típicos de festa junina com os minicursos do SENAI Play

Para quem está sem fonte de renda ou já tem um negócio do setor de alimentos, o São João em casa pode ser uma oportunidade – para o ano inteiro! O ano passado registrou recorde no número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) em cinco anos: 2,6 milhões. Desses, 106 mil são do setor Fornecimento de Alimentos para Consumo Domiciliar, o terceiro setor com maior crescimento em comparação com 2019, de 48%.

Para ajudar os empreendedores de todas as regiões do país a se profissionalizarem e não perderem a ocasião, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com minicursos on-line e gratuitos de comidas típicas em uma nova plataforma de capacitação em vídeos, chamada SENAI Play.

O aluno aprende não só as receitas, mas também boas práticas de fabricação e mise en place – etapa importantíssima do preparo, de organização dos ingredientes nas quantidades corretas. Os cursos têm de duas a 19 horas de duração e incluem até um perguntas e respostas para garantir que o futuro chef esteja atento.

Qual é a sua comida típica favorita?

O milho é ingrediente obrigatório no cardápio junino. E tem uma explicação: junho é o mês da colheita de cereal – e quem ajuda nessa missão, garantindo as chuvas no período que antecede, é São Pedro, um dos três santos homenageados no período, ao lado de São João e Santo Antônio. Pamonha, canjica, cuscuz, pipoca, milho cozido e bolo de milho são alguns dos doces e salgados mais consumidos.

Na lista dos cursos oferecidos na plataforma do SENAI Play, também aparecem ingredientes e pratos dignos de polêmica. Quem nunca entrou em uma discussão “é macaxeira, mandioca ou aipim?”, que também tem o nome de castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga. Assim como o milho, rende vários pratos.

Símbolo da cultura nordestina, o forrozeiro Genival Lacerda cantava sobre “o mungunzá bom danado”, uma das iguarias que migrou da região e recebeu outros nomes, como manguzá, mukunza, mucunzá, canjica e chá de burro. O mungunzá doce é chamado de canjica em outras regiões – só não confunda, porque, no Nordeste mesmo, canjica é curau. Vixe... melhor se inscrever nos cursos.

Aprenda a fazer os pratos típicos:

Comidas de milho

Bolos regionais 

Doces regionais

Comidas de macaxeira

Pamonha recheada

Mungunzá doce

Mousse de Milho com Coco

Bodeoca

Cuscuz nordestino

Bolo caramelizado de macaxeira com coco 

Bolo de amendoim com paçoca

Pudim de Rapadura 

Cocada Cremosa 

Há ainda cursos para alavancar as vendas:

Vendas está presente em tudo

Como me tornar um vendedor 4.0

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Já ouviu falar do SENAI Play? O Tem Vaga! mostra tudo sobre essa novidade
Esse guia orienta pequenas empresas a fazer gestão de redes sociais
CNI e Caixa firmam acordo para levar crédito a micro e pequenas empresas

Comentários