IBGE: mais da metade das empresas em expansão no País é pequena

Revelação aparece no levantamento "Estatísticas do empreendedorismo 2011", divulgado nesta segunda-feira (18)

As pequenas empresas são as que mais crescem no País. Isso é o que mostra pesquisa “Estatísticas do Empreendedorismo 2011”, divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, 51,5% das companhias consideradas de alto crescimento têm de 10 a 49 profissionais assalariados, ou seja, são de micro e pequeno porte. No País, há um total de 34.528 empresas em expansão.

O IBGE avalia como empresa em crescimento aquelas que apresentaram um incremento médio do pessoal ocupado assalariado de pelo menos 20% nos três anos anteriores. Há também outros critérios utilizados no País para avaliar o crescimento das empresas, como, por exemplo, o faturamento.

“É um paradoxo. Apesar de as pequenas empresas representarem 1,5% do total de empresas ativas no Brasil, elas têm uma participação muito grande no montante de empresas em crescimento. O desdobramento disso é que elas estão sobrevivendo mais, realidade que será revelada na próxima ‘Demografia das Empresas’”, adianta Jefferson Mariano, analista sócio-econômico do IBGE.

Leia a íntegra no link http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2013-11-18/ibge-mais-da-metade-das-empresas-em-expansao-no-pais-e-pequena.html

Relacionadas

Leia mais

Micro e pequenas empresas também conseguem entrar na disputa
Micro e pequenas empresas terão dificuldade para pagar 13º
CNI defende acesso de micro e pequenas empresas a benefícios e incentivos fiscais

Comentários