Senado Federal aprova PLV à Medida Provisória 571/12 do Código Florestal

O projeto supre as lacunas deixadas pelos vetos da Presidência da República à lei do Novo Código Florestal (lei nº 12.651/2012)

O Plenário do Senado Federal aprovou sem alterações, na tarde de hoje, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 21/2012 – conversão da Medida Provisória 571/2012 – que supre as lacunas deixadas pelos vetos da Presidência da República à lei do Novo Código Florestal (lei nº 12.651/2012).

Inicialmente, os senadores votaram pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da matéria, pelo atendimento dos pressupostos de relevância e urgência, e pela adequação financeira e orçamentária da Medida Provisória. Em seguida, na discussão do mérito, diversos senadores manifestaram apoio ao debate conduzido no Congresso Nacional que resultou em um texto que concilia a proteção ambiental e a produção agropecuária em uma visão de desenvolvimento sustentável e que, mesmo não sendo o ideal de cada uma das partes, complementa democraticamente a lei do Novo Código Florestal recém-sancionada. Finalmente, em votação, os senadores acolheram, sem modificações, o texto do PLV nº 21/2012 aprovado na semana passada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Entre os ajustes à MPV 571/2012, o PLV suprimiu os dispositivos que tratavam do papel do município para disciplinar os limites das áreas de preservação permanente (APP) em áreas urbanas por meio do seu Plano Diretor, remetendo a resolução da questão a outro diploma legal. O PLV também deu nova redação para os dispositivos que tratam da admissão de áreas rurais consolidadas e da recomposição de APP nas margens dos cursos d’água. Assim, as faixas marginais deverão ser recompostas para:

(i) 5 metros em rios de até 2 metros de largura para propriedades de qualquer tamanho,

(ii) 15 metros nos rios de até 10 metros de largura para imóveis de 4 a 15 módulos fiscais; e

(iii) de 20 a 100 metros nas propriedades com mais de 15 módulos fiscais, faixa que será definida caso a caso de acordo com o Programa de Regularização Ambiental (PRA) estadual.

O PLV nº 21/2012 segue agora para a sanção da Presidência da República, que terá 15 dias úteis para se manifestar, contados a partir da data de recebimento do projeto pelo Palácio do Planalto.

A Medida Provisória 571 modifica a lei do Novo Código Florestal. O projeto que deu origem a essa lei constava da Pauta Mínima 2012: PL 1876/1999.

Fonte: Novidades Legislativas nº 63, de 25 de setembro de 2012.

Relacionadas

Leia mais

Plenário da Câmara aprova parecer do relator do Código Florestal
Senai vai participar em Bonito do 3º Congresso Florestal de MS
Sesi-Juína e Simno realizam fórum sobre saúde e segurança do trabalho no setor de base florestal

Comentários