Empresário critica lentidão do registro de marcas no Brasil

O registro de marcas e patentes enfrenta grandes dificuldades no país como discutido pelo presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares

Embora seja uma importante ferramenta no controle de fraudes, o registro de marcas e patentes enfrenta dificuldades no Brasil. Na avaliação do presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, os principais desafios são a falta de informação dos empresários e a lentidão dos processos, responsabilidade do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). 

Segundo Soares, o segmento ainda é desconhecido pelas companhias nacionais, sendo necessária a disseminação de conhecimento sobre a relevância do assunto. “Os empresários não colocam marcas e patentes como assuntos prioritários dentro das empresas brasileiras. Ou então, só o fazem quando alguém copia sua marca ou inovação”, afirma. 

Indústria e Comércio são os setores que mais buscam registros no INPI, mas, de acordo com Soares, apenas 5% das empresas registram suas marcas no Brasil. No Rio Grande do Sul, a porcentagem não chega a 1%. “O mercado de propriedade intelectual tem um grande potencial de crescimento. Mas, em um país produtivo, o processo não pode levar quatro anos, como atualmente. No setor de inovação, o prazo máximo deveria ser de um ano”, destaca.

A Marpa, por exemplo, acaba de divulgar seu balanço semestral: o crescimento registrado foi de 6%, com projeção de incremento de 20% dos negócios no restante de 2014. Dominando 40% do mercado paranaense e 60% do gaúcho, a empresa baseia sua expectativa positiva na expansão para a região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro, nas cidades de Uberlândia e Uberaba.

* Disponível em http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=166372

Relacionadas

Leia mais

Acordo entre BNDES e Inpi vai estimular a propriedade intelectual no país
INPI lança relatório com informações sobre patentes
Brasil deve estimular proteção da propriedade intelectual

Comentários