Saiba o que aconteceu no Encontro Internacional de Negócios de Moda

Mais de 30 MPEs participaram das rodadas de negócios. Compradores internacionais visitaram fábrica de grifes brasileiras. A expectativa é que o evento gere mais de R$ 10 milhões em exportações para o setor

Sócio da Olívia Conceito viajou de Feira de Santana com peças e conversou com compradores de nove países

Um dos maiores e mais importantes eventos do setor no país, o Encontro de Negócios Internacionais de Moda Minas Trend, reuniu em Belo Horizonte (MG), entre 19 e 21 de abril, micros e pequenos empresários do país com um objetivo único: internacionalizar produtos brasileiros com facilidade e segurança. Foram dois dias de conversas promovidas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para que negócios pudessem ser fechados com compradores internacionais de nove países. A Agência de Notícias da Indústria acompanhou e evento e conta, a seguir, como foi essa experiência.

Danilo Magalhães, sócio da Olivia Conceito, participou pela primeira vez das rodadas de negócios da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN). O empresário viajou de Feira de Santana (BA) com diversas peças da nova coleção da marca de bolsas artesanais e conversou com compradores de Alemanha, Argentina, Bolívia, Equador, Israel, Itália, Paraguai, Reino Unido e Venezuela. Ele ficou sabendo do evento por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Apex-Brasil, que é parceira da CNI em serviços de internacionalização.

“Durante a capacitação, avaliaram nossos produtos e nos motivaram a expandir para o mercado externo. Por isso, já começamos a preparar todo material necessário tanto na parte de marketing como site e Instagram internacional, quanto nas outras atividades práticas da empresa”, contou o empresário.

As bolsas da marca são compostas por madeira, acrílico, lona e tecidos, mas o grande diferencial é que, por trás de cada peça, a empresa desenvolve um trabalho social, no qual capacita donas de casa para serem artesãs e produzam as bolsas na própria residência.


“A designer da Olivia Conceito é a artesã responsável pela criação das peças e pela capacitação das outras funcionárias. Se a pessoa demonstrar as habilidades necessárias e desejar manter o trabalho, nós passamos a mandar os insumos, as formas de acrílico, madeira, cortes de tecido e o que mais for utilizado, para a casa da artesã recém-formada e ela trabalha de lá. Depois o produtos montado volta para a gente fazer a revisão e colocar nas lojas. Nosso objetivo é ajudar no desenvolvimento econômico do país dando apoio às pessoas que estão precisando de ajuda ao nosso redor”, explicou Magalhães.


“Acreditamos que os próximos passos são continuar participando de feiras e eventos de negócios para mostrar as Olívias para o máximo de pessoas e vamos levar a diante”, reforçou o empresário, que coordena as lojas da marca na Bahia, em Alagoas, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.

Mais de 30 empresas participaram das rodadas de negócios

Além da Olivia Conceito, outras 31 empresas brasileiras participaram das conversas com os compradores internacionais. Bolsas, vestidos de festas, sapatos e acessórios foram algumas das peças comercializadas nos três dias de evento. A expectativa é que o Encontro de Negócios Internacionais Minas Trend resulte em mais de R$ 10 milhões em negócios.

Compradores internacionais visitaram grifes brasileiras

Os compradores dos nove países que vieram para as rodadas de negócios também foram convidados para conhecer a nova coleção Primavera/Verão 2023 da Skazi e Tufi Duek, que também fizeram parte da ação da Rede CIN. As duas marcas foram responsáveis pelo desfile de abertura da temporada de moda aqui no Brasil e abriram as portas do showroom e da fábrica para visitação e possíveis negociações.

Ao longo da visita, os compradores marcavam peças das suas escolhas com argolas coloridas nas araras, que estavam distribuídas em dois andares. Alguns modelos já estavam disponíveis a pronta entrega, mas geralmente é necessário fazer os pedidos sob encomenda.

Mais reuniões para o setor têxtil ocorrem nesta semana

Em 26 e 27 de abril, a CNI vai realizar o Encontro Virtual de Negócios Internacionais do setor de Moda, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Outras 32 MPEs brasileiras estão inscritas para conversar com compradores da Argentina, Paraguai, Peru, EUA, Chile, México, Reino Unido e Alemanha, que são mercados estratégicos para esse setor. Diferentemente do evento anterior, esse evento será 100% virtual.

O que é a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.

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