Reformas são essenciais para o Brasil ampliar a participação no comércio exterior

Setor produtivo reforça urgência das reformas tributária e administrativa durante ENAEX. Queda nas exportações de produtos manufaturados retrata impacto do custo-Brasil na perda de competitividade da indústria nacional

Para Abijaodi, o país precisa trabalhar em duas frentes para melhor aproveitar as oportunidades do comércio internacional

Com o tema "Mais infraestrutura, menos custo e mais mercado externo", o 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (ENAEX) serviu de plataforma para o setor produtivo reforçar às lideranças governamentais a importância da redução do custo-Brasil para aumentar a competitividade e a participação do Brasil no mercado global.  A expressiva redução da participação dos produtos manufaturados brasileiros nas exportações foi apontada como prova de que o país precisa urgentemente adotar medidas como a aprovação das reformas tributária e administrativa, desburocratizar processos e investir em infraestrutura.

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, destacou que as exportações de produtos manufaturados representavam 59% do total em 2000 e atualmente são 24%, o que representa a perda de bilhões em divisas e milhares de empregos no país.

“Essa queda decorre da contínua elevação do custo-Brasil que tirou a competitividade dos produtos manufaturados brasileiros. A solução para este quadro depende de o Brasil fazer o seu dever de casa, ou seja, aprovar as indispensáveis reformas estruturais, investir e criar condições para o investimento em infraestrutura, reduzir a burocracia entre outros fatores”, comentou José Augusto. Ele lembrou que, na década de 1980, o Brasil exportava mais produtos manufaturados que comodities e tinha uma participação no comércio exterior maior que a China.

O diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, destacou que a demanda externa é uma alavanca essencial para o Brasil sair da crise gerada pela contração da demanda interna. Para Abijaodi, o país precisa trabalhar em duas frentes para melhor aproveitar as oportunidades do comércio internacional. A primeira é o aperfeiçoamento da política comercial com foco na melhoria do ambiente de negócios. A segunda é um esforço de internacionalização das empresas nacionais, sobretudo as micro, pequenas e médias.


“O momento de crise é propício para a adoção de uma Estratégia Nacional de Comércio Exterior, que nos permitiria estabelecer objetivos, metas e indicadores claros, bem como compromissos tanto do lado do governo quanto do lado do setor privado. Economias avançadas como Estados Unidos e União Europeia adotam um instrumento dessa natureza para ampliar a coordenação público-privada”, comentou.


Ele frisou a importância da conclusão do Portal Único de Comércio Exterior em 2021, do fortalecimento do sistema de financiamento e garantias às exportações e das negociações para evitar a dupla tributação com mercados estratégicos como os Estados Unidos, Alemanha e o Reino Unido.  

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o ENAEX para ressaltar avanços que o Brasil teve no comércio exterior na sua gestão. "Estamos construindo um Brasil mais aberto, mais competitivo e mais próspero, eliminando custos e removendo entraves para o setor produtivo. O modelo de privatizações e concessões em curso no país, em especial no âmbito do PPI, tem grande potencial e está eliminando a burocracia para atrair mais investimentos privados no setor de infraestrutura. Fechamos acordos de livre comércio com a União Europeia e com a Associação Europeia de Livre Comércio”, afirmou.

O presidente disse ainda que o Brasil tem trabalhado para ter acesso ao acordo de compras governamentais, que permitirá que as empresas nacionais passem a concorrer, sob condições de igualdade, em um mercado de cerca de US$ 1,7 trilhão ao ano.  

A abertura do ENAEX contou ainda com a participação do diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa (SEBRAE), Carlos Melles, presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, e do presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto. O evento, que vai até amanhã com reuniões e debates on-line, também marcou a comemoração dos 50 anos da AEB.

Relacionadas

Leia mais

Encontro Nacional da Indústria vai discutir papel do setor no crescimento do Brasil
Pandemia trouxe protagonismo das empresas na gestão de saúde dos trabalhadores
Desempenho da pequena indústria registra recorde histórico

Comentários