Presidente da FIERGS apresenta a indústria gaúcha no Chile

Gilberto Porcello Petry participou de seminário na capital Santiago

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, participou nesta terça-feira (4), no Centro de Conferências da Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa), na capital Santiago, do Seminário Oportunidades de Negócios RS-Chile.  

Ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou a empresários chilenos e representantes do governo as potencialidades do estado e especialmente do setor industrial gaúcho para negócios.

“Temos uma indústria diversificada e com destaque nacional e internacional”, disse Petry, reforçando que o RS se destaca no complexo industrial brasileiro como principal produtor do País nos setores de Biodiesel; Tratores, máquinas e equipamentos agrícolas; Implementos rodoviários e carrocerias de ônibus; Couro e calçados; Vinhos e espumantes; e Tabaco. 

O presidente da FIERGS afirmou, ainda, que o objetivo da Missão Empresarial e Governamental gaúcha no Chile é o de abrir novos canais de relacionamento para “fortalecer os laços de cooperação, gerar e ampliar potencialidades de negócios bilaterais e crescer juntos”.

Gilberto Porcello Petry acrescentou que o vizinho país sul-americano é estratégico para a internacionalização do Brasil e, especialmente, para os negócios bilaterais com o Rio Grande do Sul, lembrando que o Chile é o terceiro sócio comercial do Brasil, o sexto principal destino das exportações e o terceiro destino de produtos industrializados do Rio Grande do Sul. Além disso, o Brasil é o principal receptor de investimentos chilenos no mundo, com 36% do total.

Petry ressaltou também que, em 21 de novembro do ano passado, Brasil e Chile firmaram um Acordo de Livre Comércio com a inclusão de 24 novos temas importantes para os negócios bilaterais. Por fim, convidou empresários e o governo do Chile a visitarem o Rio Grande do Sul em 2020. 

Também participaram do seminário a vice-presidente da Sofofa, Janet Awad; o presidente do Capítulo Chileno do Conselho Empresarial Binacional, Luis Felipe Gazitúa; e o diretor de Assuntos Econômicos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores do Chile, Felipe Lopeandía. Petry participou, juntamente com Eduardo Leite, de uma entrevista coletiva com a imprensa chilena e brasileira. 

Relacionadas

Leia mais

Chile, México, Colômbia e Peru estão à frente do Brasil no ranking da competitividade, diz estudo da CNI
Embaixador do Chile vê oportunidades para reforçar as relações comerciais com o Rio Grande do Sul
Decisão que flexibiliza acordo entre Brasil e Chile reduzirá burocracia e custos do frete marítimo, avalia CNI

Comentários