Parceria entre CNI e Apex-Brasil promove missões empresariais na Europa e Ásia

Com o objetivo de promover a internacionalização das indústrias brasileiras e gerar oportunidades de negócios, entidades firmaram termo de convênio válido até 2021

Missão comercial ao Salon du Chocolat desembarca em Paris, na França, nesta semana para participar do evento mais prestigiado de cacau e chocolate do mundo. Dois empresários brasileiros estão participando do International Cocoa Awards, uma espécie de Oscar do setor.

As amendoas de João Tavares e Elcy Gutzeit foram selecionadas entre cerca de 200 amostras enviadas de diversas partes do mundo. Ele já ganhou duas vezes o International Cocoa Awards, em 2010 e 2011. Ela, conhecida como rainha do cacau no Pará,  participou da missão pela primeira vez em 2017, conheceu o mercado, se qualificou e, neste ano, foi selecionada para figurar entre os finalistas. 

A missão comercial faz parte da parceria entre Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para estimular a internacionalização das indústrias brasileiras. O convênio assinado pela CNI, por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e Apex-Brasil tem a meta de atender 1.750 empresas até o fim de 2021.

Confira na lista abaixo os eventos que serão realizados até o fim deste ano. Desde 2008, quando CNI e Apex-Brasil firmaram a primeira parceria, mais de 4,5 mil empresas foram atendidas e geraram US$ 512 milhões em negócios durante o próprio evento e mais de US$ 2 bilhões nos 12 meses seguintes.  

SALÃO DO CHOCOLATE - Realizado de 30 de outubro a 3 de novembro, em Paris, na França, é o mais prestigiado evento de cacau e chocolate do mundo. Iniciado há 24 anos, o Salon du Chocolat apresenta os seguintes números: 9,5 milhões de visitantes em 4 continentes (16 países, 32 cidades ao redor do mundo); 210 edições ao redor do mundo; e 26 mil participantes, sendo 87% na França e 62% na Europa. 

CHINA INTERNATIONAL IMPORT EXPO  – Realizado em Shanghai, na China, de 2 a 7 de novembro, é um evento multisetorial. O China International Import Expo (CIIE) é uma oportunidade única para os participantes de todo o mundo incluírem os seus produtos no maior mercado do planeta e explorar oportunidades de parcerias com produtores locais. O local que abriga o evento tem mais de 240 mil metros quadrados e deve atrair mais de 150 mil compradores de mais de 100 países. 

CIRCUITO MODA PARIS – De 25 a 29 de novembro, será realizada a capacitação do Circuito Moda Paris, na capital francesa. A missão conta com acompanhamento técnico e curso em renomada escola de moda, com certificado internacional. Inscrições abertas até 1º de novembro. Vagas limitadas.

ENCONTRO DE NEGÓCIOS ITINERANTE – Em dezembro, um Encontro de Negócios Itinerante, será realizado em Vitória, no dia 17, e outro em Porto Alegre, no dia 19, com foco no setor de metal mecânico nas duas ocasiões. De acordo com estimativas dos organizadores, cada um dos eventos deverá contar com 20 empresas e 50 particiantes do Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Moçambique e Angola.

Nos dois encontros, serão apresentadas as potencialidades das regiões-sede, assim como dos fornecedores brasileiros, como a atividade metal mecânico, de inovação, startups e prestadores de serviço.

Relacionadas

Leia mais

Startups geram bons empregos e dinamizam atividade econômica
Mercosul é importante para o Brasil e para a indústria, diz CNI
O que atrapalha o crescimento da indústria da construção?

Comentários