Ministros da Agricultura do BRICS se reúnem no EcoSESI, em Mato Grosso do Sul

O objetivo da reunião é debater a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos

O EcoSESI (Observatório Socioambiental), localizado no município de Bonito (MS), recebe, na quarta-feira (25) e quinta-feira (26), a 9ª Reunião dos Ministros da Agricultura do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que representa 40% da população mundial e 25% do PIB global. O objetivo da reunião é debater a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos.

Pela primeira vez anfitrião do encontro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destacará o papel do incremento da conectividade no campo, da dispersão da Internet das Coisas (OiT) e o incentivo às startups do mundo do agronegócio, conhecidas como agritechs, para o avanço da produção agrícola sustentável, da produção de orgânicos, do combate às pragas e doenças e manutenção dos padrões fitossanitários dos alimentos.

Na avaliação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, trata-se de uma grande oportunidade de o Brasil mostrar para o mundo essa integração entre turismo, meio ambiente e produção. “As práticas de Mato Grosso do Sul, de Bonito especificamente, são bastante adequadas para isso. O Sistema FIEMS fica bastante orgulhoso de ter sido o local escolhido para receber essa reunião dos ministros do BRICS porque, na idealização do EcoSESI, pensamos em projetos que envolvem a gestão ambiental da indústria”, recordou.

Longen acrescenta que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem atuado forte em logística reversa, que é uma demanda nacional, e na lei de resíduos sólidos, bem como no avanço do ambiente de negócios para a geração de energia fotovoltaica, cujos primeiros passos foram dados no EcoSESI Bonito. “Esperamos que, para além do BRICS, o EcoSESI possa continuar fomentando grandes debates para sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, declarou.

Leia mais

Imersão com empresários brasileiros vai explorar ecossistema de inovação em Israel
Comer é um ato mais tecnológico do que você pensa
SENAI inicia aulas práticas de panificação na Guiana Francesa

Comentários