Empresários brasileiros vão a Abu Dhabi em busca de novos negócios

CNI lidera delegação empresarial que visitará os Emirados Árabes Unidos em outubro durante a olimpíada internacional de educação profissional, a WorldSkills. Na semana passada, o diretor da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai esteve na CNI para apresentar as oportunidades de investimentos na região

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai coordenar missão empresarial para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em paralelo à WorldSkills, olimpíada internacional de educação profissional que ocorre entre os dias 15 e 18 de outubro. Em 2015, na última edição da competição, realizada em São Paulo, a delegação brasileira, composta, em sua maioria, por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conquistou o 1º lugar, à frente de equipes de países como Coreia do Sul e Alemanha. Naquele ano, a disputa reuniu competidores de 62 países. O evento foi visto de perto por empresários de várias nacionalidades que, além de acompanhar a competição, aproveitaram para fazer intercâmbios comerciais.

Presidentes de federações de indústrias e empresários de diversos estados integrantes da delegação organizada pela CNI estarão em contato com empresários, investidores e autoridades dos 68 países que participam da competição neste ano. Assim como os brasileiros, todos estão atentos às mudanças da dinâmica dos negócios e das profissões, sobretudo com o advento da chamada Indústria 4.0. 

No dia 17 de outubro, a CNI promoverá em Abu Dhabi um encontro dos empresários e presidentes das federações estaduais de indústria com investidores dos Emirados Árabes Unidos. O evento, que será realizado em parceria com a embaixada brasileira na região, tem como objetivo a troca de informações e a prospecção de novos mercados, clientes e negócios. Na oportunidade, será apresentado um panorama da economia e do ambiente de negócios no Brasil, bem como o portfólio de produtos e serviços do Sistema Indústria de apoio a investidores estrangeiros. “Será uma oportunidade ímpar para os presidentes das federações estaduais de indústria mostrarem as potencialidades econômicas de seus estados e apresentarem oportunidades de negócios nas diversas regiões brasileiras”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Está prevista também uma reunião entre integrantes da missão brasileira e autoridades do governo de Abu Dhabi, que apresentarão aos brasileiros experiências e avanços alcançados pelo emirado nas áreas de educação, tecnologia e inovação.

O diretor de Escritórios Internacionais da Câmara de Indústria e Comércio de Dubai, Omar Abdulaziz Khan, se encontrou com o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi

Os empresários e presidentes de federações de indústrias terão ainda a oportunidade de encontrar executivos de grandes empresas, que geralmente vão à competição em busca de novos talentos profissionais. Deverão participar ainda de um fórum de líderes, onde ocorrerão conferências e debates sobre vários temas, como “Estratégia e habilidades de modelagem em um mundo globalizado”, “Quais habilidades os empregadores realmente precisam”, “Desenvolvimento de habilidades nas cidades: alimentando os motores de crescimento econômico”, “Conectando criatividade e tecnologia” e “Habilidades e carreiras sem fronteiras”.

DUBAI E CNI - A Confederação Nacional da Indústria negocia um encontro com investidores de Dubai, emirado vizinho a Abu Dhabi. Na semana passada, o diretor de Escritórios Internacionais da Câmara de Indústria e Comércio de Dubai, Omar Abdulaziz Khan, esteve no Brasil e visitou a CNI para apresentar oportunidades em áreas estratégicas de construção civil e engenharia, principalmente com a montagem da Expo 2020. Dubai será sede da feira internacional, que dura seis meses e reúne cerca de 30 milhões de pessoas de todas as regiões do mundo.

“Nós temos massa crítica e estamos buscando onde desenvolver o nosso setor industrial, porque 10% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) vem da indústria. Isso ocorreu de forma orgânica sem um suporte focado. Agora nós estamos bem focados e temos setores-alvo”, explicou Omar Khan durante reunião com o diretor Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. De acordo com o executivo, as áreas estratégicas estão principalmente  nas cadeias produtivas de aviação civil, energia renovável, alimentos e bebidas, artigos de vidro, papel, farmacêuticos e nos mais variados “produtos de giro rápido”, os chamados FMCG (do inglês fast moving consumer goods).

Omar Khan disse ainda que a aproximação entre brasileiros e árabes é importante para desmistificar a visão que alguns empresários de seu país ainda têm sobre Brasil. “A primeira imagem é de carnaval e samba. Mas temos que dizer: “espera, há muito mais”. Sei que tem muita inovação no Brasil, tecnologia, mentes e ideias. É isso o que queremos importar”, acrescentou.

O executivo árabe também pretende atrair empresários brasileiros para a Global Business Forum Latin America, que será realizada em fevereiro de 2018, em Dubai. “O Brasil tem preciosidades e informações escondidas que, felizmente, nós vamos descobrir. Nós abrimos o nosso escritório aqui porque relações de longas distâncias são muito difíceis”, destacou Omar. Em abril deste ano, a Câmara de Comércio e Indústria de Dubai montou em São Paulo seu primeiro escritório de negócios da América Latina. Existem outros sete escritórios regionais espalhados pelo mundo.

Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o Brasil precisa ampliar seus mercados, seja por meio de acordos comerciais ou missões empresariais. “Estamos em um momento crítico, com 13 milhões de desempregados e com o mercado interno retraído. O trabalho de prospecção de novos clientes no exterior é fundamental para aumentar as exportações e fortalecer nossas empresas para que elas voltem a contratar”, ressaltou.

De janeiro a agosto de 2017, as exportações brasileiras para os Emirados Árabes Unidos alcançaram US$ 1,5 bilhão – um aumento de 12,99% em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo período, as importações brasileiras da região foram de US$ 93,29 milhões. Atualmente, os Emirados Árabes são o 26º parceiro comercial do Brasil. Entre os principais produtos exportados por empresas brasileiras para aquela região destacam-se carnes, açúcar refinado, tubos de ferro, produtos químicos e produtos elétricos.

O Brasil ficou em 1º lugar no último mundial, em 2015

BRASIL NA WORLDSKILLS 2017 - Desde 1983, o Brasil participa da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Ao longo desses anos, o país tornou-se referência mundial em ensino técnico. A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, apontou o SENAI como uma das mais importantes instituições para alcance do objetivo de assegurar educação de qualidade no Hemisfério Sul. A 44ª edição da WorldSkills, que será realizada entre 15 e 18 de outubro deste ano em Abu Dhabi, reunirá estudantes de 68 países. Entre os competidores da edição deste ano, 56 serão brasileiros, sendo 50 estudantes do SENAI, cinco do SENAC e um do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina.

Importante ressaltar que, ao participar da WorldSkills, o Brasil alinha a oferta de educação profissional às melhores práticas internacionais. O desempenho dos estudantes é parte de um conjunto de indicadores que ajuda o SENAI a avaliar e atualizar os currículos dos seus cursos. O conhecimento adquirido durante o torneio reverte-se em novas práticas pedagógicas levadas às salas de aula que beneficiam todos os alunos da instituição.

Além disso, a participação no torneio tem efeito transformador na vida de competidores brasileiros – muitos dos quais das classes C, D e E – que passam a fazer parte de uma elite mundial de técnicos com padrão de excelência. No retorno ao Brasil, muitas vezes como campeões, esses jovens devolvem ao país o investimento feito em seu treinamento. Tornam-se instrutores do SENAI, ajudando na formação de novos estudantes, ou profissionais de sucesso em diversas áreas do mercado de trabalho.

Relacionadas

Leia mais

Brasil desperta interesse de investidores nos Emirados Árabes Unidos
Pesquisa CNI-Ibope com avaliação do  governo será divulgada nesta quinta-feira (28)
Brasil treina para repetir primeiro lugar no mundial de profissões técnicas

Comentários