Eduardo Bolsonaro anuncia decreto para acelerar entrada em vigor de acordos internacionais

O deputado fez a palestra sobre Oportunidades para o investidor estrangeiro no atual governo durante 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Deputado Eduardo Bolsonaro (ao centro), no Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou que assim que seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, voltar a despachar no Palácio do Planalto, ele vai alterar o decreto 9191/2017 para reduzir a burocracia na tramitação de acordos internacionais, depois de assinados pelo Executivo.

O anúncio foi feito durante o 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemãs (BDI, na sigla em alemão), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

O deputado lembrou estudo da CNI que mostra que, após assinado, um acordo leva mais de quatro anos para fazer parte da legislação brasileira e, assim, passar a valer. “Antes de o acordo ser assinado, todos os ministérios de temas relacionados dão seu parecer. Quando esse acordo vem para o Brasil, pasmem, ele percorre todos os mesmos ministérios. Então agradeço muito o presidente Robson, que está aqui na minha frente, e pela CNI por esse trabalho, por esse serviço prestado”, afirmou.

LIVRE COMÉRCIO – Eduardo Bolsonaro foi aplaudido pelos empresários quando destacou que o Brasil saiu de uma posição protecionista para uma política mais liberal, em que privilegia a abertura comercial, por meio dos acordos de livre comércio.

Ele citou que em conversa com o governo japonês, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, sinalizou que iria analisar o acordo Mercosul-União Europeia para poder negociar com o Mercosul um novo modelo de acordo.

Além disso, agradeceu o apoio alemão à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação Econômica Europeia, assim como o apoio recebido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. E reafirmou que o Brasil tem todo o interesse em negociar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos.

“Se por um lado o produtor nacional está com receio da competição, por outro, ele pode comprar insumos mais baratos”, afirmou o deputado. Ele ainda agradeceu o apoio do setor empresarial a sua indicação à embaixada dos Estados Unidos.

SAIBA MAIS - Confira a programação do EBBA.

37º Encontro Econômico Brasil Alemanha
Data: 16 e 17 setembro
Local: Centro de Convenções de Natal (CCN)
Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 6664-6704 - Ponta Negra (Natal)

Relacionadas

Leia mais

Nordeste é a nova fronteira na relação Brasil-Alemanha, defende Sales
Quero destacar o compromisso do governo Bolsonaro com a Amazônia, diz general Hamilton Mourão
Presidente da CNI pede acordo com a Alemanha para evitar dupla tributação

Comentários