Brasil e Suécia se unem em busca de parcerias para projetos de inovação

Encontro entre representantes de ambos os países acontece nesta quarta (13) para mapear parcerias em bioeconomia, ciências da saúde, cidades e mineração sustentáveis. O evento é promovido pelo SENAI e pelo Instituto de Pesquisa da Suécia (RISE)

Instituições de pesquisa, representantes da academia, agentes de inovação e empresários brasileiros e suecos se reúnem, nesta quarta-feira (13), para o 4º Matchmaking Brasil-Suécia. O grupo pretende identificar parcerias em projetos de bioeconomia, ciências da saúde, cidades e mineração sustentáveis.

O 4º Matchmaking Brasil-Suécia é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Instituto de Pesquisa da Suécia (RISE), e será realizado no Instituto SENAI de Inovação (ISIs) em Sistemas Embarcados, em Florianópolis.

O evento de cooperação técnica faz parte de uma série de atividades da Semana de Inovação Brasil-Suécia, realizada desde 2019. A programação é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Ministério do Clima e Empresa da Suécia.

O Matchmaking Brasil-Suécia também tem o apoio da Enterprise Europe Network (EEN), do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), e da Embaixada da Suécia no Brasil.

Oportunidade de negócios

Participam dessa edição 20 representantes dos ISIs, 10 instituições de pesquisa aplicada, 33 startups e 12 universidades, entre outros. O objetivo é que os participantes façam novos contatos, participem de reuniões B2B e encontrem parceiros e financiadores para projetos de interesse comum. Os potenciais parceiros poderão formar consórcios para apresentar projetos conjuntos e pleitear recursos de programas de financiamento.

Na edição de 2023, no âmbito do Edital Embrapii-Vinnova, foram selecionados cinco projetos relacionados a tecnologias de comunicação sustentáveis, uso de IA para diagnóstico de doença pulmonares, uso de drones e IA para mapeamento florestal, e reciclagem de plásticos.

Mais sobre a atuação internacional do SENAI

O SENAI oferece formação técnica profissional em 28 setores industriais no Brasil, tanto em cursos tecnológicos como de nível superior e pós-graduação, e costuma atender demandas de capacitação internacional para treinamento a estudantes locais ou para transmitir a experiência a outros organismos e institutos mundo afora.

Relacionadas

Leia mais

SENAI e BYD assinam acordo de cooperação para projetos de educação, tecnologia e ciência
SENAI e institutos da Suécia avançam em projetos de pesquisa conjunta
O que propriedade intelectual e transferência de tecnologia têm a ver com desenvolvimento?

Comentários