Instituições de pesquisa, representantes da academia, agentes de inovação e empresários brasileiros e suecos se reúnem, nesta quarta-feira (13), para o 4º Matchmaking Brasil-Suécia. O grupo pretende identificar parcerias em projetos de bioeconomia, ciências da saúde, cidades e mineração sustentáveis.
O 4º Matchmaking Brasil-Suécia é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Instituto de Pesquisa da Suécia (RISE), e será realizado no Instituto SENAI de Inovação (ISIs) em Sistemas Embarcados, em Florianópolis.
O evento de cooperação técnica faz parte de uma série de atividades da Semana de Inovação Brasil-Suécia, realizada desde 2019. A programação é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Ministério do Clima e Empresa da Suécia.
O Matchmaking Brasil-Suécia também tem o apoio da Enterprise Europe Network (EEN), do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), e da Embaixada da Suécia no Brasil.
Oportunidade de negócios
Participam dessa edição 20 representantes dos ISIs, 10 instituições de pesquisa aplicada, 33 startups e 12 universidades, entre outros. O objetivo é que os participantes façam novos contatos, participem de reuniões B2B e encontrem parceiros e financiadores para projetos de interesse comum. Os potenciais parceiros poderão formar consórcios para apresentar projetos conjuntos e pleitear recursos de programas de financiamento.
Na edição de 2023, no âmbito do Edital Embrapii-Vinnova, foram selecionados cinco projetos relacionados a tecnologias de comunicação sustentáveis, uso de IA para diagnóstico de doença pulmonares, uso de drones e IA para mapeamento florestal, e reciclagem de plásticos.
Mais sobre a atuação internacional do SENAI
O SENAI oferece formação técnica profissional em 28 setores industriais no Brasil, tanto em cursos tecnológicos como de nível superior e pós-graduação, e costuma atender demandas de capacitação internacional para treinamento a estudantes locais ou para transmitir a experiência a outros organismos e institutos mundo afora.
- Para saber mais sobre essas iniciativas, acesse a página de ações internacionais do SENAI.