Sistema Fiemg comemora 80 anos

Lançamento em Belo Horizonte de selos e carimbo em homenagem à indústria mineira marcou início das celebrações

A Fiemg deu início às comemorações de seus 80 anos nesta quarta-feira (13) com o lançamento dos selos e do carimbo em homenagem à indústria mineira, realizado no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. Três selos foram criados por artistas mineiros, e um, para cartas comerciais, traz a imagem da bandeira de Minas.

O governador Antonio Anastasia, o ministro do Trabalho, Carlos Brizola; o vice-governador, Alberto Pinto Coelho; o prefeito Márcio Lacerda e o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, foram convidados ao palco para carimbá-los e oficializar o lançamento, conduzido pelo diretor dos Correios no estado, Pedro Amengol.

Em seu discurso, Olavo Machado Júnior lembrou a trajetória da Fiemg e de seus pioneiros (Alvimar Carneiro de Resende, Américo René Giannetti e Euvaldo Lodi) que a criaram em 12 de fevereiro de 1933. Ele também destacou o trabalho da instituição através das décadas para incentivar o desenvolvimento e a diversificação da indústria de Minas. “Nosso foco se mantém centrado no fortalecimento da indústria mineira e no desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Juntos, chegaremos lá”, disse.

O governador Anastasia fez um retrospecto da história da indústria mineira e de como a Fiemg contribuiu para o seu crescimento e, dessa forma, fez também o estado se desenvolver. Ele lembrou o trabalho que a entidade tem feito ao longo dos anos para agregar valor ao que as empresas daqui produzem. “Quero transmitir o meu parabéns ao presidente Olavo Machado Júnior, aos empresários e aos presidentes de sindicato. Não só por seu trabalho pelo desenvolvimento da indústria, mas também pelo trabalho pela inclusão, pela sustentabilidade e pela inovação”, disse.

A parceria de mais de três décadas, em prol do desenvolvimento econômico e social, foi lembrada pelo prefeito Márcio Lacerda. Ele contou que sua história e a da Fiemg estão entrelaçadas há 30 anos, desde que ele trabalhava como secretário de sindicato. “Temos que celebrar a bela história da Fiemg e dessa trajetória conjunta”, disse.

Em seguida à solenidade, os convidados assistiram a um espetáculo em que a história da Fiemg foi contada através de música e dança. O repertório, formado por clássicos da MPB, como “Construção” e “Asa Branca”, foi interpretado pela Orquestra de Câmara, Coral e Cia. de Dança Sesiminas.

Participaram da solenidade numerosas autoridades estaduais e municipais. O presidente da CNI e ex-presidente da Fiemg, Robson Braga de Andrade, não pôde vir, impedido por compromissos. Mas enviou carta, em que congratulou Olavo Machado Jr. por seu trabalho à frente da Fiemg.

Também ex-presidente da Fiemg, Stefan Bogdan Šalej não pôde comparecer e enviou mensagem na qual lembrou de seu trabalho na entidade por mais de 35 anos. Šalej disse que a Fiemg, sob a atual presidência, “é uma instituição inserida na sociedade que, através da eficiência e a responsabilidade social empresarial, luta para que os valores democráticos e os da justiça social sejam os que guiam o desenvolvimento econômico social de Minas e do Brasil”.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, foi representado pela sua secretária de Desenvolvimento da Produção, Heloísa Meneses.

Selos comemorativos

Os artistas se inspiraram em características da indústria do estado e deram nome a suas criações: Ronaldo Fraga (O universo gráfico da indústria têxtil mineira em formas, estampas e cores), Carlos Bracher (Torres de transmissão de energia) e Fernando Velloso (Minas é um coração de ouro batendo em um peito de ferro). O carimbo imprime os dizeres: “80 anos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Correios – Belo Horizonte – MG”.

Relacionadas

Leia mais

FIEMG busca investimentos japoneses para recuperação do Rio Doce
ARS promove curso com apoio da FIEMG Regional Vale do Rio Grande

Comentários