SESI e Itaipu firmam parceria para qualificar jovens em Foz do Iguaçu

Iniciativa visa defender adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou em risco de violência sexual

Presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli

O Conselho Nacional do SESI, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu assinaram, na última quinta-feira (15), um protocolo de intenções de cooperação entre as entidades para desenvolver ações conjuntas em defesa de adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou em risco de violência sexual. 

A partir de agora será formada uma nova turma do ViraVida, programa do SESI que atende jovens vítimas de violência sexual, dentro do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. Devem ser capacitados cerca de 100 jovens. 

Assinaram o protocolo o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e o superintendente do SESI no Paraná, José Antonio Fares. 

Campagnolo parabenizou a iniciativa da Itaipu e destacou a efetividade do programa ViraVida. “É um belíssimo trabalho e o SESI no Paraná está engajado nesse movimento que tem que ser permanente”, disse. Meneguelli agradeceu o apoio da Itaipu e parabenizou a iniciativa da indústria em desenvolver ações sociais que estão relacionadas ao enfrentamento à exploração sexual. “Estamos há seis anos trabalhando por esse projeto que já está em 25 cidades brasileiras, sua metodologia foi transferida para El Salvador, e no fim do mês, o projeto também será apresentado para vários países em uma reunião em Nova Iorque”, acrescentou Meneguelli.

Mais notícias

MERCADO DE TRABALHO - Por meio do protocolo, as equipes das duas instituições pretendem estudar propostas de socialização desses jovens e adolescentes levando em consideração a realidade de Foz do Iguaçu. A ideia é capacitar esses meninos e meninas dentro da estrutura do Parque Tecnológico Itaipu e depois encaminhá-los para o mercado de trabalho na fase adulta.

Além das aulas que o programa ViraVida já oferece, os adolescentes entre 15 e 24 anos poderão participar de oficinas de artesanato e utilizar os laboratórios da Estação Ciência, com aulas de matemática e física, que fazem parte da estrutura do Parque Tecnológico. 

Na cerimônia, o presidente da Itaipu também apresentou a campanha de mídia pelo enfrentamento à exploração que tem como proposta envolver toda a sociedade, de engajar de maneira maciça a população para um problema grave e dar ainda maior visibilidade para o Disque 100. “Todo o cuidado é necessário, ainda mais nesta época, quando estaremos recebendo 4 milhões de turistas por causa da Copa do Mundo”, enfatizou Meneguelli, falando da importância da parceria da indústria com ações sociais.

Relacionadas

Leia mais

SESI e Ministério da Pesca vão incentivar consumo de pescado nas escolas públicas
CNI e Sebrae anunciam empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação
SESI lança plataforma com soluções em saúde e segurança no trabalho para a indústria

Comentários