Senai Taguatinga lança Processo de Certificação Profissional

O edital do Processo de Certificação Profissional para obtenção do diploma de Técnico de Nível Médio, que visa o reconhecimento formal dos conhecimentos, saberes e competências profissionais necessárias para o exercício de atividades técnicas foi lançado pelo SENAI nesta semana

A unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou nesta semana o edital do Processo de Certificação Profissional para obtenção do diploma de Técnico de Nível Médio, que visa reconhecer formalmente os conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários para o exercício de atividades técnicas. A primeira ocupação atendida é a de Técnico em Edificações, que está com inscrições abertas até 30 de setembro e provas a serem agendadas. Para participar do processo, é necessário pagar uma taxa no valor de 6 parcelas de R$267,00, que pode ser dividida no cartão de crédito.

Até o fim de 2016, também serão disponibilizadas as Certificações em Técnico em Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva.
É comum encontrar no mundo do trabalho profissionais técnicos com anos de experiências, conhecimento prático de determinadas atividades, mas que, por algum motivo, não possuem diplomas ou documentos que comprovem essas habilidades. Por falta de comprovação, o trabalhador pode perder a chance de conquistar uma vaga, ser dispensado ou, até mesmo, causar prejuízos para a empresa junto a fiscalização trabalhista.

Por meio da certificação, o profissional consegue comprovar, com a credibilidade e idoneidade do Senai, que possui as qualificações necessárias para o exercício das atividades de determinado ramo. Com isso, a indústria consegue aumentar os níveis de produtividade e de qualidade dos produtos, além de ter conhecimento da bagagem de habilidades do empregado, que tem sua profissão reconhecida e atestada por uma unidade de ensino e ganha maior visibilidade no mercado. Desta forma, setor produtivo e sociedade podem contribuir cada vez mais e melhor para o desenvolvimento econômico e social do País.

Com a oferta das Certificações, o Senai visa ampliar a oferta de profissionais certificados no mercado de trabalho; propor normas de competência, favorecendo a criação de referenciais nacionais para a certificação; atender as necessidades de certificação do mercado e promover a inclusão social, por meio da elevação da qualificação e níveis de desempenho dos profissionais da indústria.

O processo de Certificação é rápido e simples. Podem participar trabalhadores, maiores de 18 anos, portadores de certificado do Ensino Médio e que possuam experiência na área que buscam certificação.

O candidato deve se inscrever e realizar provas escritas e práticas, compostas por todo o conteúdo do Curso Técnico ministrado pelo Senai. Se estiver apto, o profissional recebe o certificado de comprovação.

Mais informações podem ser encontradas na Central de Atendimento ao Cliente, no Senai Taguatinga, localizado na Área Especial nº 02 Setor “C” Norte, telefones: 61-3353-8715/ 3353-8716.

Relacionadas

Leia mais

Especialistas da agência americana reguladora de alimentos (FDA) participam de workshop no SENAI em Taguatinga
Mundo SENAI 2016
10 ações do SENAI que melhoraram o Brasil nos últimos 70 anos

Comentários