Projeto do SENAI-DF foi um dos destaques do Sistema Indústria na imprensa entre os dias 9 e 15 de janeiro

Avaliação da CNI sobre a redução da Selic e a divulgação dos Indicadores Industriais de novembro também ganharam espaço na mídia. Acompanhe

Ação no STF
O jornal Valor Econômico do dia 9 destacou que “a Confederação Nacional da Indústria (CNI) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com ação direta de inconstitucionalidade (Adin), com pedido de liminar, contra lei estadual do Rio de Janeiro que condiciona a manutenção de incentivos fiscais ao depósito de 10% do seu valor em um Fundo de Equilíbrio Fiscal. Um dos argumentos da CNI é que a Lei nº 7.428, de 2016, é uma "fraude à Constituição". Acesse a íntegra no Valor Econômico .

Corte dos juros
Divulgada na quarta-feira (11), a redução de 13,75% para 13% da taxa Selic é positiva para o setor industrial. De acordo com publicação de O Globo Online, para a CNI “a medida é positiva e contribui para a retomada de investimentos e do consumo no país”. O veículo afirma aqui que “a indústria considera que a redução significativa dos juros é importante para recuperar as condições financeiras das empresas e das famílias e abrir caminho à reativação dos investimentos, do consumo, da produção e do emprego, informou a entidade”. Leia a matéria completa no site de O Globo Online .

Os alunos do SENAI montaram móveis funcionais no programa É de Casa

SENAI no É de casa
Projeto desenvolvido por alunos da unidade do SENAI-DF, vencedor do desafio ‘Casa Popular Inteligente’ da 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento, foi destaque no programa É de Casa, da TV Globo, que foi ao ar no sábado (14). O apresentador Zeca Camargo visitou e apresentou em detalhes a casa, em exposição na unidade de Taguatinga (DF) do SENAI, e recebeu no estúdio do programa dois representantes do grupo campeão. Veja a íntegra da participação dos alunos no site É de Casa .

Indicadores Industriais
Editorial veiculado no jornal O Estado de S.Paulo no domingo (15) afirma que os “sinais vitais da economia brasileira melhoraram em novembro”. O texto do periódico informa ainda que “pelo menos no setor privado o investimento produtivo só deverá recuperar-se muito lentamente, porque a ociosidade é enorme. Quando a economia voltar a crescer ainda haverá muita capacidade produtiva disponível. Em novembro as fábricas ocuparam apenas 76,6% da capacidade instalada, apenas 0,1% a mais que em outubro. Um ano antes o nível de ocupação era de 77,5%. Estes números aparecem no terceiro relatório panorâmico divulgado na sexta-feira passada, da série de indicadores (industriais) publicada regularmente pela CNI. Pelo relatório, o faturamento real cresceu 4,5% em novembro e as horas de trabalho na produção aumentaram 0,7%. Mas o emprego diminuiu 0,3% e a massa real de salários encolheu 2,3%, mantendo-se um cenário desfavorável à retomada do consumo”. O editorial está disponível no site do jornal O Estado de S.Paulo .

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento desafia alunos a aumentar a produtividade de leite no Brasil
CNI divulga na próxima semana o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor e os Indicadores Industriais
Manutenção dos juros baixos depende do ajuste das contas públicas, alerta CNI

Comentários