Iniciativa do Sistema FIEP é reconhecida pela ONU como boa prática para o desenvolvimento local

Case do Portal ODS foi apresentado nos Estados Unidos. O endereço, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Paraná, reúne informações para dar suporte a todas as instituições no Brasil interessadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) apresentou, nesta segunda-feira (9), em Nova Iorque, o Portal ODS, plataforma que disponibiliza notícias, vídeos, agenda de eventos, serviços e indicadores de todos os estados e municípios brasileiros. A apresentação ocorreu durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, nos Estados Unidos, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O Sistema FIEP foi convidado para compartilhar o case do portal como uma das melhores práticas no mundo para o desenvolvimento local.

Com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo resultados econômicos satisfatórios aos negócios, equidade social e respeito ao meio ambiente, o Portal ODS reúne informações para dar suporte a todas as instituições no Brasil interessadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O reconhecimento do Portal como um case internacional de desenvolvimento local para nós é fruto de um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2004. O Sistema FIEP, por meio do SESI no Paraná, é referência no trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento das agendas mundiais de desenvolvimento”, contextualiza o presidente do Sistema FIEP, Cláudio Petrycoski.

Indicadores ODS de todos os estados e municípios brasileiros são atualizados permanentemente na plataforma e permitem saber como está a situação de cada cidade em relação a cada objetivo. Assim, é possível que ações sejam tomadas para mudar o quadro. Para gestores, há serviços como ferramenta de busca de indicadores, personalização de relatórios e comparações entre diferentes localidades. 

No mesmo painel, outras seis iniciativas de outros países foram apresentadas: da Espanha, Colômbia, Bélgica, África do Sul e China.  

O PORTAL ODS - Com a plataforma do Sistema FIEP é possível avançar na reflexão e entendimento sobre oportunidades e benefícios dos ODS para empresas, governos, organizações da sociedade civil e cidadãos. De acordo com estimativas da ONU, se continuarmos com os mesmos padrões de consumo, precisaremos de três planetas em 2050.

Para o superintendente do SESI e do IEL no Paraná e diretor regional do SENAI, José Antonio Fares, o portal pode ser considerado um instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável. “O Portal ODS é único, constituindo-se em uma verdadeira contribuição do Sistema FIEP para o alcance da nova agenda mundial de desenvolvimento”, ressalta.

AGENDA 2030 - Definidos pela ONU por meio de consultas públicas em mais de 50 países, os 17 ODS fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Entre os objetivos estão a educação de qualidade (ODS 4); equidade de gênero (OD 5); consumo responsável (ODS 12); e paz e justiça (ODS 16). 

Saiba mais no vídeo:

SAIBA MAIS - Para conferir o indicador da sua localidade, acesse o Portal ODS.

Relacionadas

Leia mais

ONU convida SENAI para liderar discussão sobre cooperação técnica em educação profissional
SENAI é apontado pela ONU como uma das principais instituições educacionais do hemisfério Sul

Comentários