Fiems, TST e TRT fazem nesta sexta-feira Ato Público pelo Trabalho Seguro

Profissionais da Fiems, TST e TRT/MS participaram de reunião técnica para os ajustes finais da ação

As equipes da Fiems, TST (Tribunal Superior do Trabalho) e TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho) participaram, na tarde desta quinta-feira (21/02), de reunião técnica para ajustes finais do Ato Público pelo Trabalho Seguro. O encontro ocorreu no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, onde será realizado o evento nesta sexta-feira (22/02). O presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, participa da programação e concede entrevista coletiva às 9 horas no local.  

O evento deve reunir pelo menos 1.200 trabalhadores com o objetivo de conscientizar sobre os prejuízos dos acidentes e das doenças do trabalho, além da necessidade de prevenção contra esses casos. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a saúde e a segurança do trabalhador é parte do dia a dia do Sesi e mais do que nunca um compromisso dos empresários. "Por isso, nós estamos juntos nessa iniciativa de prevenção a acidentes de trabalho", declarou.

Já o presidente do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima ressaltou a presença da Fiems na organização do evento. "A Fiems sempre foi uma parceira do TRT em todas as iniciativas que envolvem a sociedade como um todo. Além disso, é de nosso interesse que o trabalhador esteja empregado, tenha segurança e receba informações sobre seus direitos e deveres", pontuou.

Para o superintendente do Sesi, Michael Gorski, o envolvimento da entidade no evento é mais uma etapa na parte de prevenção para evitar acidente de trabalho. "O Sesi está atuando fortemente na construção civil, que é um setor em forte crescimento, por isso temos de reduzir os acidentes de trabalho", declarou.

Evento

O "Ato Público pelo Trabalho Seguro" integra o "Programa Trabalho Seguro", criado e coordenado pelo TST com a participação de várias entidades públicas e privadas. O intuito é chamar a atenção e conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral a respeito dos malefícios dos acidentes e das doenças do trabalho e demonstrar a necessidade de prevenção contra esses eventos, de modo a fomentar a cultura da prevenção pela via de um processo participativo de toda a sociedade.

No dia do evento, o Sesi está programando apresentações do projeto Arte no Canteiro, que busca sensibilizar os trabalhadores da indústria da construção civil por meio de apresentações teatrais sobre prevenção aos acidentes de trabalho, combate ao alcoolismo, uso racional da água e da energia elétrica e a limpeza dos canteiros de obras. Outra atração para os trabalhadores é a realização de um show do cantor e compositor Geraldo Espíndola.

Além disso, está acertada a realização do sorteio de inúmeros brindes entre os trabalhadores que estarão presentes ao ato, incluindo motocicletas, bicicletas, aparelhos de microondas e de TV, câmera digital, furadeira, entre outros. Os brindes foram doados pelo Sesi, Sinduscon/MS, Sintracom/MS, Fetracom e indústrias do segmento da construção civil.

Relacionadas

Leia mais

Indústria da construção lança campanha nacional de prevenção de acidentes
SESI conquista novos prêmios em Segurança e Saúde no Trabalho

Comentários