Exposição Cor, Luz e Movimento do projeto Arte Indústria chega a Belo Horizonte

A mostra inaugural do projeto Arte Indústria pode ser vista até 28 de setembro, na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube

Cor, Luz e Movimento é uma homenagem a Palatnik, pioneiro na arte cinética brasileira

Já está aberta, em Belo Horizonte (MG), a visitação à exposição Cor, Luz e Movimento. A mostra inaugural do projeto Arte Indústria pode ser vista até 28 de setembro, na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube. A exposição, que faz parte do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, homenageia o artista Abraham Palatnik. 

Na cerimônia de abertura, o presidente do Minas Tênis Clube, Gustavo Lage, ressaltou a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a entidade esportiva. "Isso é muito importante para a cidade e para o clube. Com essa exposição podemos despertar o lado cultural dos frequentadores e da sociedade", afirmou. 

O curador da exposição, Marcus Lontra, destacou a importância de levar a obra de Abraham Palatinik a Minas Gerais, que é o berço da cultura tradicional brasileira. “Minas também se torna o polo fundamental da arte contemporânea a partir de iniciativas como o Instituto Inhotim e agora com essa parceria na primeira edição do Arte Indústria. E isso reforça nosso objetivo maior que é a democratização da arte e da cultura em todo o país", concluiu. 

A secretária estadual de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, esteve na abertura da exposição. “Eu fico muito feliz de ver que a sociedade está entendendo a cultura como um papel estratégico para o desenvolvimento humano, econômico e social. Fico satisfeita com iniciativas como essa da CNI, do SESI e do SENAI”, disse. Ela também falou sobre o acervo exclusivo da exposição. Ouça, clicando aqui.

COR, LUZ E MOVIMENTO - A exposição celebra um movimento artístico que rompe as fronteiras entre pintura, escultura e tecnologia e traz uma sala especial com 12 obras do artista Abraham Palatnik. Pioneiro da arte cinética brasileira, Palatnik explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos com resultados de alta densidade poética. Aos 86 anos, o artista potiguar de origem judaica, residente no Rio de Janeiro desde o final dos anos 40, continua encantando críticos e público com uma produção de alta qualidade, fruto de intensa pesquisa visual, rigor técnico e precisão matemática. 

A mostra traz ainda o trabalho de dez destacados artistas nacionais cujas produções estabelecem contato próximo com as obras inovadoras de Palatnik. Os visitantes podem apreciar também um conjunto expressivo de obras de artistas do Museu do Inconsciente do Rio de Janeiro, instituição criada pela psiquiatra Nise da Silveira, de grande influência na formação conceitual de Palatnik. 

Cor, Luz e Movimento tem por objetivo valorizar as relações entre as atividades industriais e o setor artístico. A mostra foi apresentada inicialmente no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. 

PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA – O Prêmio está com inscrições abertas até 30 de setembro. A iniciativa do Sistema Indústria completa dez anos agora em 2014. Uma das novidades é o aumento do valor da bolsa de pesquisa para cada um dos cinco artistas vencedores, que passa de R$ 30 mil para R$ 40 mil. Veja como participar e o regulamento completo na página do Prêmio na internet

Exposição Cor, Luz e Movimento 
Período: 13 de agosto a 28 de setembro
Local:  Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube 
Horários: terça a sábado (10h às 20H) - domingos e feriados (11h às 19h)
Entrada franca

Relacionadas

Leia mais

Regulamentação da terceirização é avanço para empresas, trabalhadores e para a economia
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Marcatonio Vilaça para as Artes Plásticas
Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça começa viagem pelo Brasil

Comentários