A Confederação Nacional da Industria (CNI) divulgou nesta quarta-feira (27), ao final do Encontro Nacional da Industria (ENAI), uma declaração reforçando o papel estratégico do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
“A indústria é essencial para o desenvolvimento tecnológico, a criação de empregos de qualidade e a produção de riqueza, com um potencial decisivo para impulsionar a economia e fortalecer as cadeias de valor”, diz um trecho da declaração.
O documento defende uma política industrial perene no centro da estratégia de desenvolvimento e lista exemplos de medidas estruturantes que estão sendo implementadas no país e que buscam responder aos desafios atuais, como a Nova Indústria Brasil (NIB), o Plano de Transformação Ecológica e novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A CNI aponta, ainda, a necessidade do fortalecimento do protagonismo feminino na economia e na indústria, recursos em quantidade e a custo competitivo para o financiamento produtivo, maior participação do Brasil nas cadeias globais de valor, por meio de uma inserção internacional pragmática, e a construção de uma estratégia nacional de descarbonização, entre outros pontos.
Confira a íntegra da declaração:
14º ENAI debateu estratégias para competitividade, inovação e sustentabilidade
O ENAI é o principal evento de mobilização do setor no Brasil e, em sua 14º edição, reuniu, em Brasília, mais de 1,4 mil líderes industriais, entre dirigentes das federações estaduais da indústria e de associações setoriais, autoridades e especialistas, para discutir o desenvolvimento da indústria brasileira.
Com o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”, esta edição debateu estratégias para o aumento da competitividade, inovação e sustentabilidade. Na ocasião, foram celebrados diversos acordos de cooperação e lançadas iniciativas em temas-chave para o setor, como Custo Brasil, saúde e segurança na indústria, desenvolvimento sustentável e trabalho e emprego.