CNI celebra 200 anos de Independência e discute o futuro da indústria e do Brasil

Instituição promoverá ciclo de cinco seminários com discussões sobre os caminhos e os desafios para o desenvolvimento do país sob aspectos políticos, econômico e social, educação e sustentabilidade

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoverá um ciclo de cinco debates aproveitando o simbolismo do Bicentenário da Proclamação da Independência, celebrado neste ano. O objetivo é fazer uma reflexão sobre a evolução alcançada pelo país, ao longo dos últimos 200 anos e quais e desafios e perspectivas para as próximas décadas nas áreas, política, econômica, social, da indústria e da educação.

Os seminários da série 200 Anos de Independência: A indústria e o futuro do Brasil ocorrerão entre os meses de abril e junho e serão transmitidos ao vivo pelo YouTube da CNI. O primeiro evento ocorrerá na quarta-feira (6), de 9h30 às 12h, com o tema Evolução Política.

Realizado de forma híbrida, o seminário inaugural será aberto pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, seguido de palestra magna do ex-presidente da República Michel Temer. Como debatedores, participam a historiadora e escritora Mary Del Priore e os cientistas políticos Jairo Nicolau, José Álvaro Moisés e Bolivar Lamounier. A moderação será feita pelo jornalista Fernando Rodrigues.

De acordo com Robson Andrade, o objetivo da série 200 Anos de Indenpendência é refletir sobre os avanços ocorridos no país ao longo dos últimos dois séculos, os entraves existentes no atual momento do país e quais os desafios que o Brasil precisa enfrentar para avançar nas seguintes áreas: desenvolvimento econômico e sustentável; desenvolvimento social; desenvolvimento industrial, científico e tecnológico; e educação e cidadania; além de evolução política do Brasil, tema do primeiro evento.


“A Independência é uma comemoração muito significativa. Foi a partir de 1822 que nosso país começou a existir como nação livre e a indústria desempenhou papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil ao longo destes dois séculos. Esse processo vai desde as pequenas fábricas que imigrantes instalaram no interior de São Paulo, ainda no período imperial, passando pelo novo ciclo de industrialização ocorrido a partir de 1950 até os dias de hoje, quando temos um dos maiores e maiores modernos parques industriais do mundo”, afirma Robson Andrade.


Conheça os temas e as datas dos próximos seminários

27 de abril
Tema: Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade
Horário: 9h30 às 12h

4 de maio
Tema: Desenvolvimento Social
Horário: 10h às 12h

11 de maio
Tema: Desenvolvimento Industrial, Científico e Tecnológico
Horário: 10h às 12h

1º de junho
Tema: Educação e Cidadania
Horário: 10h às 12h

Mais informações
Acesse a página da série 200 Anos de Independência: A indústria e o futuro do Brasil

Relacionadas

Leia mais

200 anos de Independência: a indústria e o futuro do Brasil
Um novo cenário para a inovação
Presidente da CNI anuncia projetos para Indústria 4.0 e pesquisas com a Rockwell e o SOSA

Comentários