As melhores obras do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas já podem ser apreciadas pelo público mineiro. A mostra com trabalhos selecionados dos cinco artistas vencedores do concurso foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (14), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A exposição com vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetos ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard.
São obras dos artistas Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA). Em outras duas galerias, a mostra também apresenta o projeto de exposição vencedor do Prêmio, desenvolvido pelo curador Raphael Fonseca. A proposta, intitulada Quando o tempo aperta , tem trabalhos dos artistas Adriano Costa, Ana Maria Tavares, André Komatsu e Marcelo Cidade, Gabriela Mureb, Hélio Oiticica, Lais Myrrha, Leandra Espírito Santo, Lucio Costa, Pierre Verger, Raquel Stolf, Rochelle Costi e Sara Não Tem Nome.
Para surpreender ainda mais o visitante, o Palácio das Artes também recebe obras da artista Amelia Toledo, dentro do projeto Arte Indústria . O acesso a qualquer uma das galerias é gratuito. Veja ao final da reportagem os dias e horários de visitação. A exposição em Belo Horizonte marca o início da fase itinerante do Prêmio. Depois da capital mineira, as obras seguirão para Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.
O brasiliense Gê Orhtof avalia que essa circulação das obras pelo país é uma ótima oportunidade de entrar em contato com diferentes públicos. Ele destaca ainda que a exposição tem uma costura nítida da produção atual e com uma linguagem também variada. Ouça clicando aqui.
O gerente-executivo de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI), Sérgio Gotti, considera que o Prêmio vai muito além de um incentivo à cultura. “Nós vemos a cultura como algo que impulsiona a educação, o conhecimento, a inovação e que certamente contribui com o setor industrial”, afirma.
Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que administra o complexo cultural do Palácio das Artes, Augusto Nunes – Filho, a parceria com o Sistema Indústria traz bons resultados. “Essa parceria é uma oportunidade ímpar de ampliação de acervo e de oferta, ao nosso público, da diversificada produção contemporânea das artes visuais”, finaliza.
PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação dos artistas foi realizada no dia 24 de abril do ano passado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo. O curador Divino Sobral, de Goiânia, também teve o projeto de exposição premiado. A proposta do artista será conhecida na próxima etapa da itinerância, em Recife.
O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
QUER VISITAR? VEJA OS DIAS E HORÁRIOS:
Motra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Pásticas
Local: Palácio das Artes – Belo Horizonte
Data: de 15 de janeiro a 20 de março
Visitação: Terça a sábado: das 9h30 às 21h; Domingos: das 16h às 21h
ENTRADA FRANCA