Belo Horizonte recebe mostra com obras selecionadas do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Melhores obras do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas já podem ser apreciadas pelo público mineiro

Dentre as obras, está uma série fotográfica da artista Virgínia de Medeiros que retrata moradores de rua

As melhores obras do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas já podem ser apreciadas pelo público mineiro. A mostra com trabalhos selecionados dos cinco artistas vencedores do concurso foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (14), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A exposição com vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetos ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. 

São obras dos artistas Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA). Em outras duas galerias, a mostra também apresenta o projeto de exposição vencedor do Prêmio, desenvolvido pelo curador Raphael Fonseca. A proposta, intitulada Quando o tempo aperta , tem trabalhos dos artistas Adriano Costa, Ana Maria Tavares, André Komatsu e Marcelo Cidade, Gabriela Mureb, Hélio Oiticica, Lais Myrrha, Leandra Espírito Santo, Lucio Costa, Pierre Verger, Raquel Stolf, Rochelle Costi e Sara Não Tem Nome. 

Para surpreender ainda mais o visitante, o Palácio das Artes também recebe obras da artista Amelia Toledo, dentro do projeto Arte Indústria . O acesso a qualquer uma das galerias é gratuito. Veja ao final da reportagem os dias e horários de visitação. A exposição em Belo Horizonte marca o início da fase itinerante do Prêmio. Depois da capital mineira, as obras seguirão para Recife, Curitiba e Rio de Janeiro. 

O brasiliense Gê Orhtof avalia que essa circulação das obras pelo país é uma ótima oportunidade de entrar em contato com diferentes públicos. Ele destaca ainda que a exposição tem uma costura nítida da produção atual e com uma linguagem também variada. Ouça clicando aqui.

O gerente-executivo de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI), Sérgio Gotti, considera que o Prêmio vai muito além de um incentivo à cultura. “Nós vemos a cultura como  algo que impulsiona a educação, o conhecimento, a inovação e que certamente contribui com o setor industrial”, afirma. 

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que administra o complexo cultural do Palácio das Artes, Augusto Nunes – Filho, a parceria com o Sistema Indústria traz bons resultados. “Essa parceria é uma oportunidade ímpar de ampliação de acervo e de oferta, ao nosso público, da diversificada produção contemporânea das artes visuais”, finaliza. 

PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação dos artistas foi realizada no dia 24 de abril do ano passado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo. O curador Divino Sobral, de Goiânia, também teve o projeto de exposição premiado. A proposta do artista será conhecida na próxima etapa da itinerância, em Recife. 

O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

QUER VISITAR? VEJA OS DIAS E HORÁRIOS: 
Motra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Pásticas 
Local: Palácio das Artes – Belo Horizonte 
Data: de 15 de janeiro a 20 de março 
Visitação: Terça a sábado: das 9h30 às 21h; Domingos: das 16h às 21h 
ENTRADA FRANCA 

Relacionadas

Leia mais

Interação entre indústrias e universidades beneficia um país
Invista em sua carreira! Veja as vagas do SENAI para o primeiro semestre
Unidades móveis do SENAI levam educação profissional aonde o aluno está

Comentários