Sistema online avalia gestão de segurança e saúde nas empresas

SESI e BID adaptaram ferramenta, baseada em modelo do governo norte-americano, à cultura brasileira. Entre pontos avaliados estão ações de combate ao tabagismo, melhoria de hábitos alimentares e controle do estresse

Gestores interessados em comparar práticas em gestão de segurança e saúde com outras empresas contam agora com um site gratuito lançado recentemente pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ferramenta Benchmarking Empresarial em Saúde e Segurança, inspirada no sistema online Worksite HealthScorecard criado pelo governo norte-americano, foi adaptada à cultura empresarial brasileira e avalia 14 pontos relacionados à promoção de saúde e segurança no ambiente de trabalho. São eles: suporte organizacional, tabagismo, nutrição, pressão alta, atividade física, controle de peso, gerenciamento do estresse, depressão, colesterol alto, diabetes, apoio à amamentação, saúde e segurança no trabalho, vacinação e recursos comunitários. 

Na ferramenta, empresas respondem a questionário que avalia desde envolvimento de funcionários no planejamento de ações de promoção da saúde, incentivos para trabalhadores participarem dessas iniciativas e existência de programas voltados a combate ao tabagismo, melhoria de hábitos alimentares, controle de peso, estímulo à atividade física, controle do estresse, entre outros. A partir daí, os dados são comparados com o de outras empresas e o relatório gerado apresenta tanto aspectos em que a indústria se destaca quanto pontos de melhoria em gestão de segurança e saúde.

De acordo com o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, as informações geradas ajudarão na tomada de decisão e no planejamento de ações estratégicas em segurança e saúde no trabalho. “A questão de custos de saúde são cada vez mais significativos para as empresas. Esse apoio é necessário para que as indústrias invistam em iniciativas de promoção de saúde com maior custo-benefício e mais adequadas a sua realidade”, destaca.

Relacionadas

Leia mais

SESI Viva+ apoia empresas na gestão estratégica de segurança e saúde no trabalho
SESI lança vídeos sobre segurança e saúde no trabalho da panificação
7 motivos para sua empresa ter o SESI Viva+

Comentários