SESI Lab: projeto inclui revitalização de área central de Brasília

Acordo entre SESI e GDF vai renovar praça e integrá-la ao projeto SESI Lab, dedicado à ciência, inovação, arte e tecnologia no antigo Touring

Praça entre a sede do SESI Lab e a Biblioteca Nacional será revitalizada pelo SESI

O Serviço Social da Indústria (SESI) anuncia, nesta quarta-feira (9), sua participação no projeto Adote uma Praça, iniciativa do governo do Distrito Federal que prevê a revitalização de espaços públicos da cidade.

A área entre o antigo Edifício Touring Club do Brasil e a Biblioteca Nacional da República, por onde passam cerca de 60 mil pessoas por dia, será adotada pelo SESI, que promoverá a requalificação do espaço com o objetivo de integrá-lo ao SESI Lab. Para selar a iniciativa, o SESI e o governo do Distrito Federal assinaram um termo de cooperação para o lançamento da obra.


“O maior objetivo do SESI Lab será despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia a partir de experiências, vivências. É uma iniciativa pioneira no país", afirma o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.


A praça passará por obras de melhoria viária, criação de vagas de estacionamento e ampliação da área verde. O SESI também vai revitalizar o túnel de passagem que liga a plataforma superior da rodoviária ao Setor Cultural Sul. 

Segundo o diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, o objetivo de todo o espaço, entre museu e praça, é estimular o aprendizado por meio da experiência, daí a importância de restaurar um pedaço histórico do centro de Brasília.

“É um projeto que potencializa esse espaço que estava degradado. Além da revitalização, teremos uma integração dos espaços culturais no centro de Brasília, queremos criar o conceito de Esplanada Cultural, interligando vários monumentos icônicos com a valorização da ciência e cultura”, afirma. 

SESI Lab funcionará em área central de Brasília e completará corredor cultural da capital

O espaço de passagem pública será reformado e passará a ser utilizado também como área para a realização de atividades culturais. A adoção dos dois espaços públicos quer conectar o SESI Lab com seus arredores, com o objetivo de requalificar a área, torna-la mais segura e agradável à circulação de pedestres, além de compor o corredor cultural composto pela Biblioteca Nacional, Museu Nacional e a Catedral de Brasília. 

“Brasília recebe o SESI Lab, um projeto relevante e que transformará o Touring em um ambiente adequado e de convivência para toda população. Mas em volta era necessário fazer obras complementares que serão realizadas também pelo SESI que passa a integrar o projeto Adote uma Praça. A reforma do túnel será um espaço destinado para exposições e outras atividades culturais, em conjunto entra o projeto de urbanização da área externa trazendo conforto para as pessoas que passarão por aqui”, ressalta o secretário de governo do Distrito Federal, José Humberto.

SESI Lab terá mentoria do Exploratorium, famoso centro interativo de São Francisco 

O SESI Lab é uma iniciativa do SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e será implantado no Antigo Edifício Touring Club do Brasil. O projeto tem como missão promover a conexão entre processos artísticos, científicos e tecnológicos, em colaboração com a indústria e a sociedade, por meio de uma abordagem educacional interdisciplinar e criativa que inspire as pessoas a agirem no presente para criar possibilidades de futuro. A implementação contará com o apoio do Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo, baseado em São Francisco (EUA). 

Além da revitalização e restauração do Edifício, o projeto do SESI Lab prevê a criação de um anfiteatro externo para atividades culturais ao ar livre, galerias de exposições, área de oficinas educativas, loja e café. Com inauguração prevista para abril de 2022, o projeto arquitetônico do SESI Lab e o de requalificação da área externa foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

Relacionadas

Leia mais

Brasília terá museu sobre futuros possíveis
SESI investe em plataforma de robótica on-line
A inovação não é um setor, é uma mentalidade

Comentários