SENAI CETIQT vai capacitar profissionais em materiais de alta performance, como tecidos antichamas

Processo junto ao CITEVE irá consumir 19 meses e prevê treinamentos no Brasil e em Portugal

Tecidos antichamas podem ser usados em diversas atividades, como numa soldagem

O SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (unidade Rio de Janeiro), inicia agora em janeiro um projeto de transferência de tecnologia e capacitação de equipes com o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE). O CITEVE fica na cidade portuguesa de Vila Nova de Famalicão.

Durante 19 meses serão realizados treinamentos no Brasil e em Portugal, com foco em materiais avançados de alta performance. São artigos com características especiais como proteção contra chamas, agentes químicos, contra raios ultravioletas, agentes químicos, controle da temperatura corporal, dentre outras. A capacitação também envolve novos conhecimentos em produtos têxteis para aplicações técnicas e funcionais. Nesse grupo entram as jaquetas esportivas, camisetas de times de futebol, lençóis hospitalares e até uniformes militares que contém substâncias que repelem os insetos.

O CITEVE é um dos principais centros de serviços técnicos e tecnológicos na área de têxtil e confecções da Europa e atua na reestruturação tecnológica da indústria portuguesa. O projeto vai permitir uma renovação do portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo CETIQT para a indústria brasileira, visando maior competitividade e a inserção global.

Os laboratórios do SENAI CETIQT realizam ensaios têxteis físicos, químicos e avaliações colorimétricas em fibras, fios, tecidos planos e malhas, artigos confeccionados, acessórios têxteis e não tecidos, com mais de 100 testes aprovados no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O SENAI CETIQT tem mais de 30 anos de experiência no mercado têxtil brasileiro.

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT em missão internacional
Inova SENAI CETIQT premia soluções inéditas
SENAI CETIQT testa equipamento para ensaios de flamabilidade, único na América do Sul

Comentários