Inova SENAI CETIQT premia soluções inéditas

Aquecedor solar com base em materiais reutilizáveis foi o grande vencedor

Aquecedor solar com base em materiais reutilizáveis foi o grande vencedor do INOVA SENAI CETIQT 2015. Os autores do projeto foram os alunos Fernando Doki, José Inácio, Dione D’Andrea e os educadores Rinaldo Luz e Rodrigo Machado. A divulgação foi feita hoje (24), após votação popular e da banca examinadora. No total, seis projetos finalistas concorreram nas duas modalidades: “Tecnologias Educacionais” e “Tecnologias Industriais”. 

O segundo lugar foi para É proibido não tocar: superfícies táteis como orientação a mobilidade de crianças deficientes visuais, de Marília Cabral, Pablo Cunha Neves, Paola Vichy e Fabio Albuquerque. O terceiro ficou com o trabalho Avental para cuidadores de pessoas com dificuldade de locomoção, criado por Maria Helena Rodrigues, Edson Pablo, Juliana Carvalho, Cristiane Carvalho e Geraldo Rena.  Pelo voto popular foi eleito o projeto LeModa: Liga Empreendedora de Moda, idealizado pelo aluno João Alberto Marinho. 

"Não dá para falar em inovação no país se a gente não estiver trabalhando a educação nesse sentido", declarou Cid Vianna, diretor-executivo do SENAI CETIQT. "Incorporando o Inova SENAI CETIQT em nossos processos, vamos incentivar e motivar nossos alunos a criarem projetos para atenderem às necessidades da indústria e, assim, aumentar a competitividade".

Para José Inácio, um dos componentes do grupo vencedor, foi muito interessante participar do projeto. “Passamos por dificuldades que seriam inerentes a qualquer projeto no processo de fabricação, mas tentamos solucionar cada dificuldade, sempre focando no resultado final. Foi uma oportunidade muito grande de colocar os conhecimentos em prática. Para a instituição também é muito bom, pois motiva o aluno a continuar estudando quando ele vê que tudo o que ele aprendeu pode ser colocado em prática, posteriormente”, completou.

O coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, André Peixoto, avaliou positivamente os trabalhos e contou sua expectativa em relação aos próximos eventos. “Levando em conta que essa é a primeira edição, os resultados finais foram muito satisfatórios. O que se espera é que nas próximas edições tenhamos um maior número de projetos participantes, e que o grau de inovação seja ainda maior”.

Como o INOVA SENAI CETIQT incentiva a criação de projetos voltados para a solução de problemas da indústria, a intenção, segundo o coordenador, é levar estas soluções para as empresas, que podem se interessar em apoiar e até em patrociná-las. “Alguns desses projetos podem ser industrializados facilmente, ou com algum grau de aprimoramento posterior. A iniciativa de buscar o patrocínio pode partir dos criadores e ter um incentivo da parte do SENAI CETIQT”, completou. 

Os três primeiros colocados receberam medalhas e certificados, sendo o primeiro agraciado também com troféu e a quantia de R$ 1.000,00, entregues pela diretoria colegiada do SENAI CETIQT, composta por Cid Vianna, Fernando Rotta (diretor de Administração e Finanças) e Sérgio Motta (Diretor-Técnico).

INOVA SENAI

O INOVA SENAI é uma ação promovida pelo Departamento Nacional e Regionais do SENAI que tem como foco a elaboração de projetos educacionais por docentes e discentes, capazes de aumentar a competitividade das empresas, promover ações inclusivas, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, sempre contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da indústria brasileira. 

Relacionadas

Leia mais

Políticas de longo prazo e instituições estáveis podem acelerar inovação no Brasil, diz estudo do MIT
VÍDEO: Energia gerada por biomassa florestal pode ser alternativa para diversificação da matriz elétrica brasileira
SENAI qualifica mão de obra para atender demanda crescente por energia solar no Brasil

Comentários