Pesquisadores do MIT vêm ao Brasil discutir inovação com a indústria

Nos dias 7 e 8 de maio, os especialistas participam da Challenge of Innovation 2013, conferência que aborda a inovação como o principal fator para a competitividade

A indústria brasileira está diante de importantes oportunidades em setores como energia, bioengenharia e negócios digitais. No intuito de alinhar as práticas industriais aos conhecimentos acadêmicos e promover a inovação tecnológica, a conferência Challenge of Innovation 2013 – Thinking out of the Box with MIT traz ao Brasil, em 7 e 8 de maio, onze pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), instituição norte-americana considerada uma das melhores do mundo na área.

Realizada em São Paulo (SP), a conferência aborda a inovação como o principal fator para a competitividade nos setores de energia, life science , negócios digitais e ciência de materiais. O evento segue os moldes de conferências internacionais do Industrial Liason Program do MIT (ILP-MIT). O objetivo é aproximar e integrar empresas de todo o mundo com instituições e pesquisadores de ciência e tecnologia para gerar novos conhecimentos e soluções para grandes desafios globais.

A edição deste ano apresenta 11 painéis e a palestra de abertura ficará a cargo de Karl F. Koster, diretor-executivo do MIT Office of Corporate Relations, resposável pelo ILP. Koster esteve envolvido na criação de um dos principais programas internacionais do MIT, sempre com o objetivo de fortalecer a ligação entre universidades, indústria e governo.

O evento é promovido pela Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), de Santa Catarina, e pelo Industrial Liason Program do MIT (ILP-MIT), o Challenge of Innovation 2013 conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

PROGRAMAÇÃO – Neste ano, a conferência contará com a presença de líderes de negócios de todo o país e 11 acadêmicos do MIT de renome, explorando as mais recentes pesquisas e tecnologias nas áreas de energia, ciências da vida, ciências dos materiais e negócios digitais, todos tendo em mente o conceito de inovação num sentido amplo. A programação completa está no site oficial do Challenge of Innovation 2013.


Conheça abaixo os 11 especialistas do MIT que estarão presentes no evento:

Pesq1 Ahmed Ghoniem
Painel:  Inovações em energia alternativa

Diretor do Center for 21st Century Energy do MIT, Ghoniem lidera uma equipe de pesquisadores que trabalha em novas abordagens para sistemas de energia integrados de emissão-zero com captura de carbono. A meta é reduzir drasticamente as emissões de gás carbônico de fontes de energia baratas e abundantes, como carvão e gás natural – combustíveis fósseis representam quase 90% da matriz energética global hoje.

2utkan Utkan Dermirci
Painel: Tecnologias de Micro e Nanoescala na Medicina

Imagine pegar células vivas, carregá-las numa impressora e obter um tecido 3D que poderia se desenvolver num rim ou coração. Dermirci é pioneiro dessa área. Professor em Harvard e no MIT, líder de um grupo de 30 pesquisadores na área de nanotecnologia aplicada à medicina, ele liderou a equipe que imprimiu tecido cerebral em 3D em laboratório com uma técnica de baixo custo. A pesquisa poderá revolucionar os tratamentos médicos no futuro, permitindo criar tecido para determinar a efetividade de uma droga no tratamento de um paciente específico.

3douglas Douglas Lauffenburger
Painel: Nova Biologia, Nova Tecnologia

Por que é relevante: Lauffenburger é Chefe do Departamento de Bioengenharia do MIT e trabalha na área de biologia sistêmica, que integra a nova geração de pesquisa do câncer. Em 2012, a sua equipe anunciou a primeira modelagem de células dentro de um animal vivo. Ela descrevia como células intestinais de ratos reagiam ao Fator de Necrose Tumoral (TNF), proteína que promove a inflamação no intestino e em outros órgãos e tecidos do corpo.

4linda Linda Griffith
Painel: Do Laboratório à Clínica: Transformando Pesquisa em Prática

Bioengenheira e diretora do Center for Gynepathology Research (CGR), inaugurado na Escola de Engenharia do MIT para pesquisar avanços da engenharia que ajudem na compreensão da biologia e fisiologia do trato reprodutivo feminino, Griffith é uma referência global no campo da engenharia de tecidos. Cruzando fronteiras, ela ficou famosa por fazer crescer uma orelha humana nas costas de um rato e um fígado em microescala num chip de silício. Construído com pequenos canais que imitam os vasos sanguíneos, esse chip faz com que células-tronco do fígado se comportem exatamente como no corpo humano e cresçam na estrutura artificial, processando nutrientes e vitaminas como um fígado real faria.

5joi Joichi "Joi" Ito
Painel: Inovação em Redes Abertas

Joi é um pensador influente da web 2.0 e comanda o Media Lab, um espaço interdisciplinar com mais de 400 projetos que abrangem temas como neuroenganharia e sociabilização de robôs para acompanhar a saúde das crianças ou dos idosos. Ele foi um dos fundadores do primeiro provedor de internet comercial do Japão e do primeiro site de busca (Infoseek Japan).

6peter Peter Weill
Painel: Fazendo Negócios Digitalmente: Qual é o Modelo de Aproximação do Cliente do seu Negócio Digital?

Diretor do Center for Information Systems Research (CISR) do MIT, que realiza pesquisa prática sobre como empresas geram valor de negócio a partir da digitalização de seus processos. Weill frequenta o Brasil há mais de uma década e conhece bem a economia local. Para ele, as oportunidades de crescimento que a tecnologia oferece dependem da habilidade de explorar a avalanche de dados no mundo corporativo.

7anurada Anuradha Annaswamy
Painel: Lições do Futuro Próximo: Realizando Tecnologia de Controle Smart Grid

O trabalho da indiana Annaswamy se concentra em como adaptar máquinas às mudanças em seu ambiente por meio de “controles adaptativos”. Entre os seus interesses pesquisa, está o controle de smart grids, redes inteligentes totalmente automatizadas que trarão mudanças fundamentais no setor elétrico. Além de diretora do Laboratório de Controle Adaptativo Ativo, ela é pesquisadora sênior do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT.

8chris Christopher A. Schuh
Painel: Engenharia de Ligas Dez vezes Melhor

Christopher chefia o Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais (DMSE) do MIT. Com orçamento anual de R$ 40 milhões para pesquisa, o DMSE realiza pesquisa de ponta que une a Engenharia de Materiais à nanotecnologia. A equipe liderada por Schuh desenvolveu um método para controlar a formação da estrutura de um metal em uma escala quase atômica a fim de criar novas ligas. A tecnologia permite uma maior performance industrial, a economia de milhões de dólares no uso de materiais preciosos em eletrônicos (como fios de ouro nos plugs de um fone de ouvido) e a substituição de materiais poluentes.

9charles Charles Cooney
Painel: Arquitetura da Inovação

Diretor acadêmico do Centro Deshpande de Inovação Tecnológica do Departamento de Engenharia Química do MIT, Cooney soma mais de 300 artigos publicados, 30 patentes, é coautor ou editor de cinco livros e trabalha com foco em estratégias de produção nas indústrias farmacêutica, biotecnológica e de biocombustíveis. Ele atua no Deshpande Center, instituição que já investiu R$ 11 milhões em bolsas de inovação e estimulou a transferência de tecnologia gerada no MIT para novas empresas. Nesse período, mais de 90 projetos de pesquisa se transformaram em aplicações comerciais e surgiram 27 empresas inovadoras.

10martin Martin Schmidt
Painel: Trabalhando de Forma Compartilhada: Um Convite para Colaboração

Schmidt é hoje uma peça-chave na relação entre indústria e academia dentro do MIT. Desde 2012, ele lidera dois escritórios que conduzem a pesquisa financiada pela iniciativa privada na instituição: o Technology Licensing Office (TLO), que faz a gestão de toda a propriedade intelectual gerada no MIT e o Office of Corporate Relations (OCR), que inclui o Industrial Liaison Program, organizador do Challenge of Innovation. Na função de associate provost, espécie de braço direito do presidente do MIT, Schmidt também administra os orçamentos da instituição e, recentemente, representou a universidade numa força-tarefa liderada pela Casa Branca visando a um renascimento da manufatura nos EUA. Schmidt tem um talento reconhecido em levar a inovação gerada nos laboratórios do MIT ao mercado.

11eugene Eugene A. Fitzgerald
Painel: O processo de Inovação

Professor de Ciência e Engenharia de Materiais do MIT, empreendedor serial e pesquisador de ponta na sua área, Fitzgerald traz um pensamento inovador sobre o processo de inovação como co-autor do livro Inside Real Innovation: How the Right Approach Can Move Ideas from R&D to Market (Por dentro da inovação real: como a abordagem correta pode levar ideias da P&D para o mercado), de 2010, ainda não traduzido para o português. Fitzgerald procura desmistificar esse processo e separa a inovação da invenção e da ciência ao defini-la como uma "a encarnação de uma ideia útil no mercado". Dono de 28 patentes, autor de mais de 150 artigos e fundador de cinco start-ups, ele questiona o modelo de inovação como algo linear. Na sua visão, autores sobre o tema ou não são inovadores práticos ou deixam o conceito de inovação muito nebuloso.

SERVIÇO:
“Challenge of Innovation 2013 – Thinking out of the box with MIT”
Data e horários: 7 de maio, das 8h às 18h, e8 de maio, das 9h às 14h
Onde: Hotel Bourbon, em São Paulo

Relacionadas

Leia mais

IEL firma parceria com pesquisadores da UESPI
Inovação é o caminho mais rápido para o Brasil ganhar competitividade
Brasil e Estados Unidos se unem para fortalecer empresários das Américas

Comentários