IEL firma parceria com pesquisadores da UESPI

Parceria garantiu apoio a projeto de inovação e inserção de bolsistas Trainee do Programa INOVA Talentos nas Empresas Piauienses

Técnicos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Núcleo Regional do Piauí, estiveram reunidos com os coordenadores do Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos (OPALA). Durante o encontro, eles firmaram parceria para fomentar projeto de inovação e inserção de bolsistas Trainee do Programa INOVA Talentos nas Empresas Piauienses.

Os dois órgãos tem em comum a missão de incentivar a inovação empresarial. O INOVA Talentos é um programa do IEL, que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro, ajudando a indústria a se manter competitiva, diversificada e inovadora.

De acordo com a gestora do IEL-PI, Lauriane Costa, foi formulado um convite para que o Grupo OPALA indicasse um representante para integrar o Conselho de Inovação da entidade, definindo uma proposta de trabalho para incluir bolsistas do INOVA Talentos no Laboratório.

“Seria uma maneira de construir um termo de parceria para abrir portas para empresas incubadas no Projeto Cuia. O IEL apoiaria incentivando a inovação para jovens pesquisadores por meio de oficinas e workshops, por exemplo.”, afirmou Lauriane Costa.

O Programa INOVA Talentos do IEL foi idealizado com o objetivo de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A ideia é simples: selecionar, capacitar e inserir no mercado profissionais para exercer atividades de inovação.

Já o Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos (OPALA) foi criado por professores pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) a partir da renomeação do grupo de Pesquisa e Soluções em Tecnologia da Informação (PSTI – UESPI) que já atuava desde meados de 2006.

Os principais objetivos do grupo de pesquisa consistem no desenvolvimento local de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D) nas áreas relacionadas a ambientes e sistemas inteligentes, bem como fortalecer a formação acadêmica complementar dos alunos envolvidos.

Relacionadas

Leia mais

Blitz do IEL ajuda a despertar o interesse pelo estágio nos universitários
Parceria entre IEL e CNPq formará profissionais aptos a inovar nas empresas
Programa de estágio do IEL beneficia mais de 1,25 milhão de estudantes em todo o Brasil

Comentários