Ministro apresenta Plano Inova Empresa na FIEPE

A iniciativa do Governo Federal vai destinar, até 2014, R$ 32,9 bilhões para estimular a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas empresas brasileiras

A FIEPE recebeu nesta terça-feira (23) o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, que apresentou para empresários pernambucanos os detalhes do Plano Inova Empresa. A iniciativa do Governo Federal vai destinar, até 2014, R$ 32,9 bilhões para estimular a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas empresas brasileiras. A reunião, mediada pelo presidente em exercício da Federação, Ricardo Essinger, e pelo coordenador do Programa Inova PE, Oscar Rache, contou também com a presença do presidente da Finep, Glauco Arbix.

"Apesar do setor produtivo do Estado passar por um bom momento com a chegada de novos empreendimentos, a indústria já existente precisa ser alavancada e investimentos em inovação parecem o caminho mais adequado", afirmou Ricardo Essinger, ressaltando que a iniciativa é positiva para o Estado. Na ocasião, o presidente em exercício da FIEPE entregou ao ministro uma carta detalhando as ações do Sistema Indústria em Pernambuco em prol da inovação.

"Com inovação, é possível elevar competitividade indústria e retomar seu crescimento, com sustentabilidade econômica", disse Raupp. O ministro explicou que os recursos do Inova Empresa são concedidos através das seguintes modalidades: não reembolsável com contrapartida da empresa ou em parceria com instituições de pesquisa; reembolsável com juros entre 2,5% e 5%; ou através de participação acionária do BNDES e da Finep.

De acordo com Arbix, o Plano também inclui ações para descentralizar o acesso ao crédito e desburocratização dos processos. "Até 2010, o prazo médio para contratação do crédito era de 452 dias. Em 2012 reduzimos para 112 dias e agora a média será de 60 dias", disse.

Mais informações sobre a iniciativa e editais no site da Finep.

Relacionadas

Leia mais

Representantes da cadeia têxtil e da moda se reúnem para discutir caminhos para a inovação
23 projetos são escolhidos na terceira fase do Edital SENAI SESI de Inovação

Comentários