Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas terá laboratório para analisar sementes

A meta é melhorar a competitividade da agroindústria no Mato Grosso do Sul em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

As análises serão realizadas com as metodologias oficiais descritas nas regras de análise de sementes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A região que engloba os municípios de Maracaju e Dourados está prestes a ganhar mais um espaço para melhorar a competitividade da agroindústria de Mato Grosso do Sul. O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST Alimentos e Bebidas) contará com um laboratório para análise da qualidade de sementes, que já está em fase final de implantação e deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.

“O espaço fará parte do complexo laboratorial do Lab SENAI Alimentos e Bebidas, sendo que os equipamentos, reagentes e utensílios já estão em nossa estrutura física, aguardando uma auditoria interna para o envio da documentação para o credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Após o recebimento da documentação, precisaremos aguardar o posicionamento do Mapa para o início da oferta dos serviços”, afirmou o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo.

Ele informou que a ideia de construir o laboratório de análise de sementes vem ao encontro de uma demanda da agroindústria da região, que já tinha manifestado uma preocupação com a qualidade dessas sementes, vindas em grande maioria da Região Sul do Brasil.  “Começamos a estudar e identificamos que há uma série de características que precisam ser confiáveis para que a produtividade dos grãos seja garantida. Por isso, decidimos construir um laboratório para ajudar a agroindústria, podendo também prestar serviço à cadeia de produção de grãos de todo o estado”, explicou.

Poderão contratar os serviços do laboratório de sementes empresas produtoras de sementes, cooperativas revendedoras, produtores de grãos que queiram atestar o vigor e qualidade do material genético adquirido para controle de qualidade de sua lavoura, empresas de produtos agroquímicos e obtentores de cultivares e pesquisadores. Para atender essa demanda, o laboratório está estruturado com equipamentos de alta tecnologia e performance para que o melhor resultado seja atingido e conta com equipe qualificada e treinada para executar os ensaios.

"O sucesso de uma lavoura depende de diversos fatores, mas, sem dúvida, o mais importante deles é a utilização de sementes de elevada qualidade", afirma Edilson Cardoso

ANÁLISES - Segundo a coordenadora do Lab SENAI Alimentos e Bebidas, Daniela Menegat, incialmente, serão realizados serviços de análises laboratoriais em sementes de milho e soja, como determinação de pureza e verificação de outras cultivares, determinação de outras sementes por número, determinação do grau de umidade, teste de germinação, teste de vigor envelhecimento acelerado, teste de peroxidase e uniformidade, além de peso de mil sementes. “As análises serão realizadas de acordo com metodologias oficiais descritas nas regras de análise de sementes publicadas pelo Mapa”, avisou.

O responsável técnico do Lab SENAI Alimentos e Bebidas, Edilson Cardoso de Oliveira Junior, completa que as sementes puras apresentam alta qualidade física e genética. “A pureza física implica na ausência de impurezas tais como: palhas, folhas, sementes de plantas daninhas, sementes de outras culturas, etc. A pureza genética implica que o lote de sementes contenha apenas sementes com características conhecidas da variedade ou cultivar em análise”, detalhou.

Ele acrescenta que o primeiro passo em direção ao máximo rendimento das culturas é obtido por meio de uma população recomendável de plantas, que requer que sementes de alta qualidade sejam semeadas. “O sucesso de uma lavoura depende de diversos fatores, mas, sem dúvida, o mais importante deles é a utilização de sementes de elevada qualidade, que gere plantas de elevado vigor e desempenho superior de campo. O uso de sementes de elevada qualidade permite o acesso aos avanços genéticos, com as garantias de qualidade e tecnologias de adaptação nas diversas regiões produtoras”, concluiu.

Relacionadas

Leia mais

Grupo Energisa expande convênio com SENAI para qualificação profissional no setor elétrico do país
SENAI disponibiliza simulador de energia fotovoltaica que informa custos do investimento
Instituto SENAI de Inovação tem infraestrutura para projetos de geração de energia

Comentários