Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados recebe R$ 20 milhões para pesquisas

A unidade que fica em São Bernardo do Campo (SP), focada em materiais compósitos, poliméricos, nanotecnologia e química, foi credenciada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

A instituição passa a receber recursos financeiros para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)

O Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados se tornou uma unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). A partir disso, a instituição vai receber recursos financeiros da ordem R$20 milhões para o financiamento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para serem executados em parceria com o setor industrial.

O termo de cooperação foi assinado em maio numa solenidade virtual, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, do presidente da EMBRAPII, Jorge Almeida Guimarães e do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São Paulo, Ricardo Terra. 

Mais de 800 pessoas, entre empresários, comunidade acadêmica nacional e internacional, prestigiaram o ato pela internet. A coordenadora de Tecnologia no Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia (CSEM), Dra. Erika Györvary, da Suíça; o diretor da Agência de Inovação da Universidade Federativa de Toulouse, Prof. Cyrille Munhoz, da França; e o pesquisador no Instituto Fraunhofer IPK de Berlin, Prof. Doutor Carlos David Domingos, da Alemanha, se pronunciaram sobre a relevância da parceria.

Com a assinatura, as duas instituições passam a trabalhar em conjunto para aumentar a capacidade de inovar da indústria paulista. “O SENAI/SP é o parceiro perfeito para o nosso modelo de atuação, já que é no estado de São Paulo que está metade das empresas de pequeno e médio porte que precisam de centros de pesquisa como os nossos para desenvolver os seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirma o presidente da EMBRAPII.

Para o presidente da FIESP, “a maturidade alcançada em relação inovação e à tecnologia é resultado do trabalho da equipe técnica SENAI/SP. Com coragem, entusiasmo e vibração, é possível ajudar a indústria paulista a superar os desafios do caminho”.

Já o diretor do SENAI/SP, Ricardo Terra, disse que “a EMBRAPII tem um processo rigoroso de credenciamento nas dimensões tecnológicas e de relações com o mercado. Por isso, é uma conquista de muito valor para a nossa instituição. Evidencia a competência deste instituto SENAI/SP, por meio de sua equipe técnica e sua infraestrutura”. Ele adiantou que, em breve, a instituição terá mais dois Institutos de Inovação em processo de credenciamento como unidades EMBRAPII: micromanufatura e biotecnologia.

Sobre o Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados

O Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados, instalado na unidade SENAI Mário Amato em São Bernardo do Campo, reúne pesquisadores nas áreas de materiais compósitos, poliméricos, nanotecnologia e química, provendo assim projetos em novos materiais, a partir de fontes renováveis, nanocompósitos e outros materiais sustentáveis, com aplicação nos setores de embalagens, automobilística, aviação, construção civil, tintas e vernizes, entre outros.

Relacionadas

Leia mais

Brasil lidera emissão de documento de exportação temporária na América Latina
Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras é credenciado pela Embrapii
A distância: SENAI está com vagas abertas para você estudar em casa

Comentários