Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras é credenciado pela Embrapii

A medida permitirá a produção de soluções para a indústria, nas áreas da biotecnologia, fibras e intensificação de processos químicos e bioquímicos

O ISI em Biossintéticos e Fibras faz parte do SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, instituição integrante ao Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), foi selecionado e credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que atua na cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais, apoiando projetos em sua fase pré-competitiva. 

Os recursos não reembolsáveis da EMBRAPII são oriundos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. A expectativa é que o credenciamento de novas unidades gere R$ 56 milhões em novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com uma meta de 69 projetos para os próximos anos.

O credenciamento do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras permitirá a produção de soluções para a indústria, nas áreas da biotecnologia, fibras e intensificação de processos químicos e bioquímicos. 

A demanda por inovação irá contribuir, através do desenvolvimento de novas tecnologias, com o aumento da disponibilidade de novos produtos sustentáveis de padrão internacional no país, além da melhoria de processos. Ao todo poderão ser investidos nos próximos anos mais de R$ 18 milhões em projetos de PD&I com empresas no Brasil pelo ISI Biossintéticos e Fibras. 

Na maioria das vezes a empresa deverá pagar ao menos 1/3 do projeto sendo o restante subsidiado pela EMBRAPII e pela unidade credenciada.

“As áreas de competência selecionadas, nesta chamada, poderão oferecer à indústria o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em consonância com as práticas sustentáveis de produção, gerando benefícios econômicos e sociais”, destacou o diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira.

Sobre o assunto, o gerente do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, Paulo Coutinho, citou que “faz parte da nossa missão apoiar a indústria no aumento de competitividade, na diferenciação de seus produto e também em seu reposicionamento. Nosso foco está na entrega da possibilidade de expansão de mercados e redução de custos, que derivam de seus processos. Em quatro anos de existência, chegamos à marca de mais de 110 projetos contratados com diversas empresas, impactando positivamente a economia do nosso país.”

Sobre o SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT lança dois cursos de pós-graduação a distância
SENAI oferece consultoria grátis de marketing digital durante pandemia
VÍDEO: Especial Dia da Indústria

Comentários