Inovação é fundamental na estratégia de modernização e aumento da competitividade da indústria, diz presidente da CNI

Robson Braga de Andrade participou de fórum sobre a indústria do futuro, realizado pela CNI em parceria com a revista Exame, em São Paulo. Evento marcou o lançamento de estudo inédito do Projeto Indústria 2027

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, ressaltou o papel preponderante da inovação para o desenvolvimento econômico do país. Ele participou na manhã desta sexta-feira (18) da abertura do debate Inovação: a Indústria do Futuro, realizado pela CNI em parceria com a revista Exame, em São Paulo. “A experiência mundial demonstra que não há crescimento econômico sustentável sem o uso criativo do conhecimento orientado à geração de novos produtos, serviços e processos”, afirmou.

Robson Andrade observou que, há uma década, nascia o entendimento, entre as lideranças do setor público e as entidades representativas do setor privado, de que a inovação precisava tornar-se a questão central da política industrial do país. “Foi quando o tema assumiu papel fundamental na estratégia de modernização e do aumento da competitividade das empresas”, disse, referindo-se à criação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). O grupo, coordenado pela CNI, reúne mais de 200 lideranças empresariais e consolidou-se como o principal fórum de diálogo sobre o tema entre a iniciativa privada e o governo. 

INDÚSTRIA 2027 – O evento da CNI e da Exame marcou o lançamento de estudo inédito do Projeto Indústria 2027: riscos e oportunidades para o Brasil diante de inovações disruptivas, iniciativa da CNI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da MEI, com execução técnica dos institutos de economia das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual de Campinas (Unicamp).

O trabalho levou 14 meses para ser concluído e traça como metas identificar os impactos de tecnologias disruptivas no horizonte de cinco e dez anos. Além disso, avaliou a capacidade do sistema empresarial brasileiro de enfrentar riscos e aproveitar oportunidades dessas inovações, e de prover insumos para o planejamento estratégico das empresas. “Esse trabalho será fundamental tanto para o fortalecimento dos Institutos de Inovação [do SENAI] como para a melhor formação dos trabalhadores do futuro”, enfatizou Robson Andrade. 

Ele mencionou que a participação de líderes da MEI é determinante para fortalecer as sugestões encaminhadas pelo setor industrial ao poder público com a finalidade de aprimorar as condições para o empresário inovar no Brasil. “A inovação é arriscada. Ela resulta de investimentos robustos e contínuos em pesquisa e desenvolvimento para aperfeiçoar algo existente, ou criar algum produto ou processo com grande impacto na economia e na vida das pessoas”, pontuou.

O presidente da CNI acrescentou que o Sistema Indústria tem feito sua parte pela inovação, com diversas iniciativas como o Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira e a criação de 25 institutos SENAI de Inovação, 57 Institutos SENAI de Tecnologia e oito Centros de Inovação do SESI. Andrade enumerou como prioridade, neste momento, a melhoria da qualidade da educação no país, em todos os níveis. “Precisamos capacitar nossos profissionais, desenvolver o planejamento de longo prazo e a infraestrutura adequada para ciência, tecnologia e inovação. Além disso, reestruturar o sistema de financiamento à inovação e avaliar a eficácia das políticas”.

INICIATIVAS DA MEI – Líder da Mobilização Empresarial pela Inovação, o empresário Pedro Wongtschowski ressaltou a importância da MEI no sentido de ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação no Brasil. “A MEI se tornou o principal e mais bem consolidado fórum de diálogo entre os setores empresarial e público, com importante participação da academia”, afirmou.

Wongtschowski listou iniciativas da MEI que têm levado o país a inovar mais, como o programa Inova Talentos, o Edital de Inovação para a Indústria e as Imersões em Ecossistemas de Inovação, além do Indústria 2027. “O projeto tem como objetivo fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas. Do lado empresarial, a inovação é a saída mais inteligente e sustentável para vencer uma crise sem precedentes como a que vivemos”, discursou.

Segundo o empresário, tecnologias como a Internet das coisas, big data, inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, robótica avançada, nanotecnologia, biotecnologia, segurança cibernética e impressão 3D transformarão cada vez mais o dia a dia da indústria e a vida das pessoas. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser visto, na íntegra, pelo Facebook da Exame.

Relacionadas

Leia mais

TOTVS desenvolverá aplicativo para líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)
Centro de Inovação do SESI desenvolve software para reduzir acidentes na construção
REPORTAGEM ESPECIAL: Com mais inovação, Brasil deve ampliar participação no comércio mundial

Comentários